Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Biblioteca sobre Rodas

Publicado dia 20 de setembro de 2016

Como fazer de nossas cidades ambientes mais leitores? De que maneira podemos encaixar a literatura e o encantamento nas brechas urbanas? Se valendo de um ônibus, algumas prateleiras, um motorista, mediadoras de leitura, livros doados e compartilhados, visitas às escolas e praças públicas, a cidade de Ipatinga (MG) busca se transformar cada vez mais em uma cidade leitora e educadora.

A biblioteca sobre rodas é uma iniciativa da Secretaria de Educação da cidade que tem como objetivo de sua gestão ampliar as possibilidades de desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. O veículo estaciona pela manhã em algum espaço público e descem mediadores de leitura que vão às escolas. Lá, eles promovem contações de histórias e convidam os estudantes a conhecer o ônibus, que logo na sua chegada, chama muita atenção na comunidade.

Na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethania, por exemplo, o ônibus foi estacionado e mediadoras de leitura fantasiadas protagonizaram contações de história para as crianças mais novas da escola. Em seguida, os estudantes foram levados para dentro do ônibus em grupos que permaneciam por um bom tempo dentro do veículo, escolhendo qual livro levariam para casa.

Para estimular o pertencimento e  a proposta de uma cidade educadora, o ônibus foi ilustrado pelo caricaturista Jorge Inácio, que também mora na região.
Para estimular o pertencimento e  a proposta de uma cidade educadora, o ônibus foi ilustrado pelo caricaturista Jorge Inácio, que também mora na região.

As primeiras crianças desceram e um novo grupo veio com o mesmo entusiasmo e curiosidade para saber o que aquele ônibus todo pintado guardava para elas. A ideia, que é bem simples e fácil de ser replicada, estimula que os estudantes possam escolher seus livros livremente, sem a obrigação de que estes sejam trabalhados em sala de aula ou gerem tarefas.

Qualquer pessoa que quiser pode entrar, pegar um livro e, depois da leitura, devolver na escola mais próxima. A maioria dos livros disponíveis na biblioteca sobre rodas foi obtida por meio de doações das pessoas, em uma campanha promovida pela secretaria em parceria com as unidades do ensino. A iniciativa visa envolver os estudantes da rede municipal de ensino e as comunidades do entorno das escolas municipais para a propagação de práticas de leitura, estimulando o contato prazeroso e autônomo com o mundo das letras.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.