Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de maio de 2013

Undime reúne secretários municipais para debater gestão da educação

Por Julia Dietrich

A União dos Dirigentes Municipais (Undime) reúne até sexta-feira (17/5), no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, em Mata de São João (BA), mais de mil participantes ligados à educação para discutir “Novos tempos, novas jornadas” para a educação brasileira.

Distribuídos entre 26 estados brasileiros, os participantes do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação são gestores, técnicos e professores, que têm como desafio discutir aos rumos da gestão do ensino municipal, contemplando as diversidades e especificidades das regiões do país.

Evento teve início nesta terça (14/5) e vai até sexta-feira (17/5), na Bahia.

A mesa de abertura trouxe representantes do poder público e da iniciativa privada, além do Fundo da Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Comitê de Educação das Organizações dos Estados Ibero Americanos (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Os presentes ressaltaram a importância da articulação intersetorial como forma de garantir a qualidade do ensino. “Nós estamos avançando em um modelo de diálogo, mas o caminho ainda é longo”, justifica Oswaldo Filho, secretário de educação da Bahia, valorizando o Fórum como um espaço para a troca de conhecimento e experiências entre os gestores públicos municipais.

Para Cleuza Repulho, presidenta da Undime, o encontro é um momento de intercâmbio entre aqueles que vivenciam diariamente as questões da gestão pública municipal. “Tenho a certeza de que seu colega tem os mesmos problemas que você e que ninguém nos entende como nós mesmos”, afirmou.

A presidente da Fundação SM e ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, reforçou que o objetivo máximo do trabalho do secretários e suas equipes técnicas deve ser garantir a aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos do município. “Mesmo com todas as dificuldades, o ganho máximo para um gestor é chegar em uma escola e perceber ali crianças ou adolescentes ou adultos cujos direitos à aprendizagem estão sendo garantidos. É para isso que existimos”, completou.

Para apoiar os gestores recém eleitos e aqueles que seguem um segundo mandato, a Undime, em parceria com o Governo Federal, disponibilizou estandes dos principais programas nacionais de educação e suas respectivas equipes técnicas, equipadas para sanar dúvidas e apoiar os gestores na implementação local das políticas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.