Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 14 de maio de 2013

Undime reúne secretários municipais para debater gestão da educação

Por Julia Dietrich

A União dos Dirigentes Municipais (Undime) reúne até sexta-feira (17/5), no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, em Mata de São João (BA), mais de mil participantes ligados à educação para discutir “Novos tempos, novas jornadas” para a educação brasileira.

Distribuídos entre 26 estados brasileiros, os participantes do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação são gestores, técnicos e professores, que têm como desafio discutir aos rumos da gestão do ensino municipal, contemplando as diversidades e especificidades das regiões do país.

Evento teve início nesta terça (14/5) e vai até sexta-feira (17/5), na Bahia.

A mesa de abertura trouxe representantes do poder público e da iniciativa privada, além do Fundo da Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Comitê de Educação das Organizações dos Estados Ibero Americanos (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Os presentes ressaltaram a importância da articulação intersetorial como forma de garantir a qualidade do ensino. “Nós estamos avançando em um modelo de diálogo, mas o caminho ainda é longo”, justifica Oswaldo Filho, secretário de educação da Bahia, valorizando o Fórum como um espaço para a troca de conhecimento e experiências entre os gestores públicos municipais.

Para Cleuza Repulho, presidenta da Undime, o encontro é um momento de intercâmbio entre aqueles que vivenciam diariamente as questões da gestão pública municipal. “Tenho a certeza de que seu colega tem os mesmos problemas que você e que ninguém nos entende como nós mesmos”, afirmou.

A presidente da Fundação SM e ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, reforçou que o objetivo máximo do trabalho do secretários e suas equipes técnicas deve ser garantir a aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos do município. “Mesmo com todas as dificuldades, o ganho máximo para um gestor é chegar em uma escola e perceber ali crianças ou adolescentes ou adultos cujos direitos à aprendizagem estão sendo garantidos. É para isso que existimos”, completou.

Para apoiar os gestores recém eleitos e aqueles que seguem um segundo mandato, a Undime, em parceria com o Governo Federal, disponibilizou estandes dos principais programas nacionais de educação e suas respectivas equipes técnicas, equipadas para sanar dúvidas e apoiar os gestores na implementação local das políticas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.