Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de janeiro de 2014

São Paulo celebra a reabertura do Cine Belas Artes

Em um fim de semana de comemorações devido aos 460 anos da cidade de São Paulo – mas também marcado por protestos e rolezinhos –, um evento chamou a atenção daqueles que prezam por uma cidade mais humana e menos cinzenta: a festa que celebrou o retorno do Cine Belas Artes, um dos cinemas de rua mais tradicionais da cidade, e levou centenas de pessoas para comemorar na Praça do Ciclista, no sábado.

Festa em comemoração ao retorno do Cine Belas Artes agitou a Praça do Ciclista na última sexta-feira (24/1)

A última sessão do Belas Artes, que abriu em 1943 na esquina da Rua Consolação com a Avenida Paulista, aconteceu em março de 2011, quando o cinema passava por problemas financeiros e o contrato de aluguel foi cancelado pelo proprietário.

Surgiram, então, movimentos de cidadãos e usuários que prezavam pela desapropriação do espaço e pelo retorno do cinema. Eles reivindicaram o tombamento de sua fachada e promoveram abaixo-assinados – em outubro de 2012, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) anunciou o tombamento da fachada do Belas Artes.

Na última sexta-feira (24/1), após o anúncio de que a Caixa Econômica Federal investirá na reabertura da sala – prevista para ocorrer em maio –, o Movimento Belas Artes (MBA) promoveu uma celebração na Praça do Ciclista, onde houve projeção de imagens e shows de DJs e bandas de reggae, rock, rap e maracatu.

Nesta terça-feira (28/1), a Prefeitura fará uma cerimônia para a assinatura do contrato de patrocínio ao Belas Artes concedido pela Caixa que marcará o anúncio oficial do retorno do cinema. O evento acontece na Praça das Artes (av. São João, 281), a partir das 18h30, e após a cerimônia será servido um coquetel. Para solicitar presença, é preciso escrever para [email protected]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.