Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de fevereiro de 2013

Jovens de escolas públicas podem participar de formação em educação

Da Ação Educativa

“Uma formação política para jovens que querem conhecer mais sobre direito à educação e acesso ao ensino superior”, é assim que Raquel Souza, assessora da área de Juventude da Ação Educativa define o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), que está com inscrições abertas para sua 5ª edição.

Voltado para estudantes e ex-estudantes do ensino médio, a formação tratará de temas como direito à educação dos jovens, políticas públicas da área, qualidade da educação básica e a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

O curso também tem como objetivo dar aos participantes subsídios que os apoiem em suas escolhas profissionais e na construção de projetos de inserção no mundo do trabalho, por isso temas como acesso a universidades públicas, programas de ação afirmativa, bolsa de estudos para estudantes negros e oriundos de escolas públicas, e a ação de cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares também são pautas de discussão.

De acordo com Raquel, uma das novidades desta edição serão as oficinas para produção de audiovisual e de textos. “Teremos um novo site para o projeto, que permitirá o uso de diferentes mídias e que poderá favorecer um diálogo de jovens para jovens. A produção de materiais de comunicação, sobretudo de vídeos, permite a eles conhecerem mais escolas, professores, outros jovens e locais de educação além da escola”, afirma.

Estudantes e ex-estudantes do Ensino Médio podem se inscrever no JADE .

Como participar

A formação dos JADEs tem previsão de duração de oito meses, com início no dia 8 de abril, e acontece por meio de dois encontros semanais na sede da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque), em horário a ser definido de acordo com a disponibilidade dos/as selecionados/as.

As inscrições vão de 21 de fevereiro a 20 de março e devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui e faça sua inscrição). Poderão participar da seleção alunos/as e ex-alunos/as do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo. A seleção inclui apenas um dia de apresentação da proposta do curso e outro de entrevista individual com candidatos/as para avaliar disponibilidade e interesse no projeto.

Os participantes do JADE ganham uma bolsa-auxílio mensal de meio salário mínimo do Programa Bolsa Trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, e um auxílio transporte mensal no valor de R$ 80, da Ação Educativa.

Formação Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE)
Público: alunos e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo
Duração: oito meses, com início no dia 8 de abril e encontros duas vezes por semana
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo, SP
Inscrições: de 21 de fevereiro a 20 de março, por meio de um formulário eletrônico (a seleção inclui apresentação do curso e entrevista individual)
Benefícios: conhecimento, bolsa-auxílio mensal de até meio salário mínimo e auxílio transporte mensal no valor de R$ 80
Mais informações: www.acaoeducativa.org /[email protected] / (11) 3151-2333

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.