Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de dezembro de 2013

Movimentos lançam Observatório Popular de Direitos

Do Centro de Referências em Educação Integral

No dia 20 de dezembro, o CEU Cantos do Amanhecer, na Zona Sul de São Paulo (SP) será palco do lançamento do Observatório Popular de Direitos, plataforma virtual que tem como intuito monitorar, acompanhar e propôr políticas sociais nos territórios de alta vulnerabilidade da capital paulista. O evento será gratuito e acontecerá às 15h, com a presença de organizações e moradores da região.

Leia mais
Debates em SP discutem cotidiano e diversidade da periferia

[stextbox id=”alert” caption=”O que é?” float=”true”]

Um espaço de construção permanente entre o poder público -municipal, estadual e federal -, universidades e movimentos populares, para encontrar saídas para as questões fundamentais que marcam o cotidiano da Periferia da Cidade. Entre os temas a serem discutidos estarão o genocídio da juventude pobre e periférica, o extermínio da população indígena e a criminalização da cultura de matriz africana. [/stextbox]

O Observatório Popular de Direitos foi construído a partir da parceria de movimentos populares da periferia da zona sul de São Paulo com a prefeitura de SP, com o objetivo de fortalecer espaços  que fomentem a participação coletiva. Além disso, o ambiente digital busca criar um canal de diálogo entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a Coordenadoria da Juventude e os militantes de movimentos populares que reivindicam por mais políticas públicas às pessoas da periferia, aos indígenas e de cultura de matriz africana.

De agosto a dezembro, esses movimentos se reuniram em 8  eventos denominados “percursos em defesa da diversidade cultural”,  que tiveram como objetivo realizar uma análise das políticas públicas socioculturais voltadas para as regiões. Os encontros se deram a partir de diversas temáticas, como economia solidária, assistência social, direitos humanos e educação popular. Para 2014, o movimento irá promover encontros que discutam segurança pública, saúde e mulher.

Tecnologia Vojo

A plataforma será gerida por meio da tecnologia Vojo, uma ferramenta que permite às pessoas enviarem reportagens de áudio por meio de celulares ou telefones públicos de forma gratuita, apenas com o cadastro em uma central, utilizando a tecnologia Voz sobre IP (VOIP, que memoriza a voz humana em uma base de dados na internet).

“A criação do sistema representa um esforço para provocar a rede de atores governamentais e não-governamentais a avaliar e aperfeiçoar sua ação a partir de um olhar integrado, promovendo o acesso ágil e simultâneo de informações estratégicas, que normalmente só seriam acessadas por meio de diferentes fontes”, aponta a assessoria de imprensa da União Popular de Mulheres e Agência Solano Trindade, duas das organizações envolvidas com o observatório.

LEIA + Programa Vojo Brasil incentiva jovens quilombolas a falar sobre o cotidiano da comunidade

Serviço
Data: 20/12
Horário: às 15h
Local: CEU Cantos do Amanhecer
Endereço: R. Avenida Cantos do Amanhecer , s/n, Jardim Mitsutani

Contatos
União Popular de Mulheres
Agência Solano Trindade
F.: 5841.4392 / 2307.7416
Email – [email protected]
Site: www.agsolanotrindade.com.br

As informações são da Agência Solano Trindade .


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.