Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de maio de 2014

Material online discute relações raciais e integração do território

do Centro de Referências em Educação Integral

Em suas últimas publicações, a seção de Materiais do Centro de Referências em Educação Integral traz dois temas importantes para a agenda educacional: as relações raciais no espaço escolar e o papel da comunidade e da família no processo de aprendizagem dos estudantes. Esses trabalhos – todos disponíveis digitalmente – são destinados a professores, gestores públicos e quem mais estiver interessado em discutir o papel da educação na sociedade. Confira!

1. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil é um livro organizado pela Representação da Unesco no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFsCar), que traz em sua abordagem a riqueza e diversidade da história e da cultura africana e como ela teve papel fundamental para a formação da sociedade brasileira. A publicação traz projetos pedagógicos que podem ser desenvolvidos por profissionais da educação infantil, como atividades promotoras da igualdade étnico-racial.

2. Família, escola, território vulnerável foi organizada pelo Centro de Estudos e em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e aponta como se dão as relações de pais e demais familiares na educação de seus filhos. A publicação é resultado de pesquisa realizada em território periférico da capital de São Paulo, que se debruçou a entender como as mães em estado de vulnerabilidade social se relacionavam com a escolarização das crianças.

3. Territórios educativos para Educação Integral integra a série de cadernos pedagógicos produzida pelo programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Voltado, principalmente, para os professores que atuam em escolas integrantes do Mais Educação, a publicação pretende contribuir para o debate sobre a Educação Integral nestas unidades, assim como a formulação dos projetos políticos pedagógicos (PPP) das mesmas, integrando aos processos de ensino os espaços  de dentro e fora da escola.

4.Indicadores de qualidade na educação: relações raciais na escola é uma publicação idealizada pela ONG Ação Educativa, elaborada para analisar como tem sido o esforço para implementar a Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas unidades escolares. A publicação busca ainda jogar luz às questões, referenciais e indicadores que  fomentem o debate público em escolas e comunidades para tornar a lei algo efetivo no cotidiano desses espaços.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.