Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de outubro de 2012

Creche de São Paulo pode ganhar playground criado coletivamente

Para sair do papel, o "Playground Infinito" está no Catarse, aberto ao financiamento colaborativo.

Do Blog da Oppa, com informações do Catarse

“Um espaço de liberdade para as crianças criarem e recriarem seus mundos.” Essa é a definição perfeita para o projeto Playground Infinito. Durante 5 dias, 13 profissionais (entre eles designers, arquitetos, redatores e empreendedores) se reuniram, imaginaram e planejaram um playground diferente para 120 crianças da creche São Miguel Arcanjo, localizada no bairro de Campos Elíseos, na cidade de São Paulo.

Para definirem como seria o espaço, localizado no pequeno pátio da creche, os participantes tiveram que fazer um exercício de “recuperação de memórias e sensações” de suas próprias infâncias. Além disso, tiveram que repensar o que é um espaço lúdico no século 21 e sua atuação fundamental como instrumento educativo.

Veja também:
– Arquitetura da escola deve dialogar com o projeto pedagógico, afirma arquiteta

O designer José Machado, um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico da creche, participou de uma das reuniões levando as principais demandas daquele espaço. Assim, foi possível a idealização de um local formado não por brinquedos comuns a playgrounds, mas por formas orgânicas e contínuas que se propõem a estimular a imaginação e o sentido de coletividade.

Para tirar o projeto do papel, o grupo está buscando financiamento através de crowdfunding. Para quem quiser ajudar, basta entrar no site do projeto e selecionar o valor da contribuição. A concepção do projeto levou em conta um formato facilmente replicável e que estará disponível no Creative Commons para ser copiada, beneficiando outras crianças.

Assista ao vídeo:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.