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publicado dia 29 de agosto de 2013

Centro de Referências em Educação Integral entra no ar

Centro de Referências em Educação IntegralO anúncio de que quase seis milhões de estudantes estarão no Mais Educação, programa do governo federal de Educação Integral, reacende o debate sobre como fortalecer o trabalho de gestores, diretores escolares e educadores que vivem em seu cotidiano essa realidade. Como gerir parcerias entre escola e comunidade? Como financiar ações entre diferentes secretarias e órgãos públicos? Como identificar espaços comunitários que podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem?

Essas e outras questões serão respondidas pelo Centro de Referências em Educação Integral, plataforma gratuita lançada na manhã desta quinta-feira (29/8), em São Paulo, por quinze organizações governamentais e não governamentais. Entre elas estão o MEC (Ministério da Educação), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

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Plataforma traz diversas referências da Educação Integral

A proposta é apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, o aprimoramento e a difusão de experiências e ferramentas que contribuam para a implementação e gestão de ações e programas ligados à educação integral. A ideia é que escolas, organizações, redes e governos possam, a partir desses materiais, estruturar e qualificar suas atividades. Futuramente, o Centro de Referências oferecerá, inclusive, formações presenciais e a distância e orientação direta a escolas e gestores municipais e estaduais.

“Embora reconheçam a importância do tema, vemos que há dificuldades de ordem prática que surgem no dia a dia desse atores. E, por isso, essas diferentes organizações se reuniram para compartilhar estratégias e identificar práticas interessantes que estão acontecendo por todo o Brasil e em outros países”, explica Natacha Costa, diretora-executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, uma das instituições envolvidas no projeto.

O grupo afirma ainda que espera apoiar gestores e públicos e escolas em formações presenciais e a distância. O site trará também notícias e conteúdos atualizados diariamente.

Lançamento

Hoje, como evento que marca o lançamento da plataforma, mais de 50 organizações estarão reunidas na Série de Diálogos: o futuro de Aprende, iniciativa do Instituto Inspirare e Porvir. Na ocasião, serão apresentadas experiências bem sucedidas tanto na escola, quanto na gestão pública. Juntos, os participantes farão recomendações ao poder público sobre como aprimorar as inciativas da educação integral.

A plataforma

Confira as funcionalidades da plataforma.

Banco de Experiências: O anúncio de que quase seis milhões de estudantes estarão no Mais Educação, programa do governo federal de Educação Integral, reacende o debate sobre como fortalecer o trabalho de gestores, diretores escolares e educadores que vivem em seu cotidiano essa realidade. Como gerir parcerias entre escola e comunidade? Como financiar ações entre diferentes secretarias e órgãos públicos? Como identificar espaços comunitários que podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem?ncias: Banco georreferenciado de experiências em educação integral realizadas por escolas, gestores públicos e equipamentos comunitários brasileiros, que apresenta e inspira boas práticas. A área também traz o relato de casos internacionais que dialogam com a agenda brasileira.

Conceito, Glossário, Linha do Tempo e Marcos Legais da Educação Integral: Apresentação didática e ilustrada por infográficos e vídeos de conceitos e termos mais utilizados; dados sobre a evolução histórica da educação integral e documentos sobre legislações, diretrizes e políticas públicas sobre o tema.

Metodologias de apoio à gestão: Textos explicativos que respondem às principais dúvidas de gestores públicos, escolas e equipamentos da comunidade sobre a implementação e o gerenciamento de programas em educação integral. Como exemplo, a plataforma responderá como a gestão pública pode contratar e formar novos agentes educacionais, como a escola pode se articular com a comunidade e como a comunidade pode ter participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. As metodologias serão publicadas regularmente na plataforma, sempre conectadas a experiências concretas e materiais de apoio.

Materiais: De livros que discutem o conceito a planilhas para gestão financeira, o banco de materiais reunirá diversos instrumentos que facilitam o processo de implementação e gerenciamento de programas e ações nos diferentes níveis – da comunidade à gestão pública.

Notícias: Atualizadas diariamente e sempre em licença aberta, as notícias de educação serão produzidas pelo próprio Centro de Referências e sites parceiros à iniciativa, como Portal Aprendiz, Porvir e Jornal GGN.

Área de apoio à imprensa: A plataforma contará ainda com um banco de releases e um guia de fontes catalogadas por temas e localidade, para apoiar comunicadores na produção jornalística sobre a educação integral.

Parceiros: Também é possível conferir todos os parceiros do projeto. O Centro de Referências da Educação Integral é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Itaú Social (que também atuam como financiadores), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Fundação SM, Flacso (Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais), Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cieds (Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável). A Associação Cidade Escola Aprendiz operacionaliza e gerencia a plataforma virtual.

Esta reportagem faz parte de uma série especial sobre educação integral, acompanhando o lançamento do Centro de Referências em Educação Integral. A plataforma do centro já está disponível, no www.educacaointegral.org.br.

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