Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de agosto de 2013

Brasil conquista prêmio em Feira de Ciências na China

Colaboração de Luis Eduardo Selbach, da Mostratec

A estudante brasileira Juliana Hoch conquistou a segunda colocação na 28ª edição China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (CASTIC), encerrada nesta segunda-feira (5/8).

Concorrendo na categoria de projetos internacionais, o projeto de Juliana participou da feira através do credenciamento obtido na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) do ano passado, quando recebeu o Prêmio Killing de Tecnologia..

O evento de ciências da China reuniu 360 projetos de jovens pesquisadores de 16 países, entre os quais, o Brasil, que, pela primeira vez, participou do evento. Além da estudante gaúcha, também compareceram à competição pesquisadores da Eslováquia, Dinamarca, França, Alemanha, Áustria, Tailândia, Coreia do Sul, Índia, Japão, Luxemburgo, Suécia, Lituânia, Hungria, Noruega e China.

Aluna da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Juliana foi orientada pela professora Maria Cristina Frank ao longo do desenvolvimento do projeto “Facilitando a conservação da vida”. O trabalho apresenta uma alternativa para diminuir o custo dos líquidos que conservam os órgãos até o momento do transplante.

Ainda hoje os líquidos conservantes apresentam um alto custo em função do seu princípio ativo (o ácido lactobiônico). Em função disso, a jovem pesquisadora buscou encontrar um método alternativo que diminui o custo dos conservantes. Assim, mais transplantes podem ser realizados, sem que seja necessário um aumento no investimento aplicado e, consequentemente, mais vidas podem ser salvas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.