publicado dia 19 de setembro de 2025
Primavera dos Museus 2025 focaliza crise climática
De 22/09/2025 até 28/09/2025
publicado dia 19 de setembro de 2025
De 22/09/2025 até 28/09/2025
🗒️Resumo: Com o tema “Museus e mudanças climáticas”, a 19ª edição da Primavera dos Museus realiza exposições, palestras e visitas em instituições culturais. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade ligado ao Ministério da Cultura (Minc), e envolve 2319 atividades em todo o Brasil.
O agravamento das mudanças climáticas e o papel das instituições culturais diante da emergência do clima é o foco da programação da Primavera dos Museus 2025.
Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura (Minc), o evento está em sua 19ª edição. Neste ano, estão previstas 2.319 atividades em instituições participantes de todas as regiões do Brasil.
Leia Mais
“A crise climática deixou de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade, que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Seus efeitos são sentidos de forma desigual, revelando vulnerabilidades históricas e reforçando a urgência de ações coletivas. Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações”, diz texto do Viva Museus, site oficial do evento.
O objetivo da Primavera dos Museus é refletir sobre como as instituições culturais podem “documentar, pesquisar, educar e intervir” nas práticas relacionadas aos impactos no meio ambiente, explicitando conexões com a memória, justiça e criatividade.
A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre no início da primavera, em setembro. O objetivo é intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Em 2024, o tema foi “acessibilidade e inclusão”. Já na edição de 2023, o evento centrou-se em promover atividades sobre democracia e memórias de populações LGBTQIANP+, indígenas e quilombolas.
Em Porto Alegre (RS), o Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul realiza a exposição “Desastre Climático de Maio de 2024”, relembrando os impactos das enchentes históricas que atingiram o estado.
Destacando os impactos desiguais da crise climática, o Museu das Favelas realiza uma caminhada guiada pelo Centro Histórico de São Paulo (SP). A proposta é refletir sobre Justiça Climática e Racismo Ambiental. Ação é uma parceria com o Memorial da Resistência e o Museu das Culturas Indígenas,
Em Belém (PA), a Exposição e Performance | Procura-se: Vivo ou Encantado realiza uma mostra de retratos heroicos que homenageia indígenas de diferentes territórios da Abya Yala, destacando mulheres e pessoas LGBTQIA+. A exposição traz performance de dança e poesia inspirada em cosmologias Tupinambá e afro-indígenas, além de roda de conversa com lideranças indígenas e distribuição de cartilha antirracista elaborada por Moara Tupinambá.
Leia Mais
Na Bahia, a Caixa Cultural Salvador convida educadores e estudantes a participarem da ação educativa “Museus e Mudanças Climáticas”. A iniciativa integra a Jornada Pedagógica de 23 a 25 de setembro e tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre o papel dos museus na educação ambiental e na conscientização sobre as mudanças climáticas. A ação propõe uma experiência prática e reflexiva, culminando na criação de um painel colaborativo, resultado da expressão artística coletiva de alunos e educadores.
✅Primavera dos Museus: como acessar atividades e programação
Para saber quais eventos acontecerão em sua região, basta acessar a plataforma Visite Museus. Nela, é possível filtrar as atividades por data, região, cidade ou instituição.
Primavera dos Museus 2025
De 22/09/2025 até 28/09/2025
https://visite.museus.gov.br/primavera-dos-museus/
Leia também