publicado dia 11 de outubro de 2024
Plan International lança edital para fomentar projetos pela igualdade de gênero no Brasil
De 11/10/2024 até 21/11/2024
publicado dia 11 de outubro de 2024
De 11/10/2024 até 21/11/2024
Resumo: O edital “Acelere o Relógio da Igualdade”, lançado pela ONG Plan International, vai destinar R$ 400 mil para iniciativas que promovam a liderança, a participação ativa e a autonomia de meninas e jovens mulheres pelo Brasil. As inscrições vão até 21/11 e podem ser feitas pela internet.
A ONG Plan International– dedicada à garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas – lançou o edital “Acelere o Relógio da Igualdade” que visa promover e dar visibilidade a iniciativas que acelerem a igualdade de gênero no Brasil. A iniciativa, que conta com um fundo de R$ 400 mil, foi divulgada nesta sexta-feira, (11/10), Dia Internacional da Menina.
De acordo com comunicado da organização, o projeto vai apoiar iniciativas que promovam a liderança, a participação ativa e a autonomia de meninas e jovens mulheres, contribuam para a erradicação das violências de gênero, impulsionem ações de advocacy lideradas por meninas e jovens mulheres e estimulem o aumento da participação econômica e política de jovens mulheres.
Leia + Proposta visa incluir o Direito ao Cuidado na Constituição
As inscrições devem ser feitas via internet até o dia 21/11 e os projetos interessados em concorrer ao fomento devem estar organizados dentro dos seguintes eixos temáticos: Direitos e Empoderamento de Meninas e Jovens Mulheres, Gênero e Diversidade, Educação para Igualdade de Gênero, Educação Integral em Sexualidade, Inclusão Digital e Tecnologia, Empoderamento Econômico, e Justiça Climática e Racismo Ambiental.
“Com o fundo Acelere o Relógio da Igualdade, queremos apoiar múltiplas iniciativas em todo o Brasil que estejam alinhadas com o propósito de acelerar o relógio da igualdade. Tenho certeza de que por meio desses projetos vamos conseguir alcançar um número ainda maior de pessoas e trabalhar juntos e juntas para o avanço da paridade de gênero”, afirma Cynthia Betti, CEO da Plan International Brasil.
Leia + Meninas na ciência: prêmio para jovens cientistas está com inscrições abertas
Como será o processo de seleção?
Segundo a Plan International, o processo de escolha das iniciativas será dividido em duas fases, com foco na valorização do protagonismo das organizações e dos grupos de pessoas inscritas, que terão papel decisivo ao longo do processo.
Na primeira fase, Elegibilidade e Inscrição, as iniciativas deverão realizar seu cadastro na plataforma e a inscrição na página da categoria correspondente do fundo. Já na segunda etapa, Votação, as iniciativas inscritas serão convidadas a avaliar as respostas de outras organizações dentro de sua categoria, atribuindo notas de 1 a 5 estrelas, podendo inclusive fazer comentários. Serão selecionadas as iniciativas com as maiores notas.
As pessoas, grupos e organizações contempladas deverão apresentar um orçamento base para a execução e o desenvolvimento de suas iniciativas, assim como se comprometer a utilizar os recursos financeiros recebidos no prazo de até um ano.
Edital “Acelere o Relógio da Igualdade” da Plan International
De 11/10/2024 até 21/11/2024
https://plan.org.br/fundo-acelere-o-relogio/