Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de novembro de 2023

Festival Ubuntu reflete sobre importância do fomento à arte das periferias

De 29/11/2023 até 01/12/2023

Resumo: Com o tema  “O Encontro da África ao Brasil”, o evento acontece na Zona Sul de São Paulo (SP) com uma programação gratuita pautada na Economia Criativa e nas produções artísticas nos territórios periféricos.

A quarta edição do Festival Ubuntu acontece nesta semana, entre os dias 29/11, 30/11 e 01/12, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo (SP). Gratuita, a programação visa promover troca de ideias a respeito do tema “O Encontro da África ao Brasil” e refletir sobre a importância dos editais de fomento para a arte produzida nas periferias.

Leia +  Projetos criativos sobre sustentabilidade começam com a investigação do território

Ao longo da programação do evento, serão apresentados os 14 projetos selecionados por um time especializado do edital Ubuntu em cada um dos segmentos da Economia Criativa, um dos setores que mais cresce na economia mundial.

Economia Criativa é o termo que nomeia modelos de negócio ou gestão “originados em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda”, de acordo com a definição do Sebrae. Ao contrário do que ocorre em outros setores, a Economia Criativa foca no potencial individual ou coletivo para produzir bens e serviços criativos. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 a Economia Criativa deve gerar mais de 1 milhão de novos empregos. Atualmente, o Brasil emprega mais de 7,4 milhões de trabalhadores no segmento, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em 2022. 

O Festival Ubuntu se inspira na filosofia do mesmo nome, que significa “ser humano é ser como os outros”. Esta edição do evento foi contemplada pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens, da Prefeitura de São Paulo.

Leia + Novembro Negro nos museus: 4 exposições para visitar e refletir em 2023

Entre os destaques da programação, está um sarau organizado pelo festival, previsto tanto para o dia de abertura como o dia de encerramento, além de uma apresentação de literatura sobre como ver a poesia pelo olhar da matemática.

O quê

Quarta edição do Festival Ubuntu

Quando

De 29/11/2023 às 11:00 até 01/12/2023 às 21:00

Onde

Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo - SP

Mais informações

https://www.instagram.com/festivalubuntu/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.