Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de agosto de 2021

Exposição gratuita traz obras de artistas indígenas em São Paulo

De 31/07/2021 até 22/02/2022

Acontecendo desde o dia 31 de julho, o Sesc Vila Mariana traz de forma totalmente gratuita uma exposição com obras de artistas indígenas das Américas. A visitação é presencial e a proposta é reunir trabalhos que dialogam entre si e permitem reflexões sobre ancestralidade e temas contemporâneos, centrando também nas culturas desses povos.

A coordenação do evento é da Profa. Dra. Sylvia Cauiby Novaes (CEstA – Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo) e a curadoria do Dr. Aristoteles Barcelos Neto (University of East Anglia, Reino Unido).

A exposição traz uma grande variedade de obras indígenas, incluindo pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhe em madeira. A proposta dos curadores é de tornar os mundos ameríndios reconhecíveis e comunicáveis não apenas entre si, mas para todo público. Os conteúdos abordados serão fortalecidos na programação integrada para ampliar o conhecimento sobre os povos – do local onde habitam, passando por filosofias de vida até questões contemporâneas.

Compõem a mostra obras de artistas dos povos Guna (Comarca Kuna Yala, Panamá), Haida (Arquipélago de Haida Gwaii, Colúmbia Britânica, Canadá), Huni Kuin (Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Acre, Brasil), Shipibo-Konibo (Comunidade de Cantagallo, Lima, Peru, e Alto Ucayali, Amazônia Peruana) e Tahltan (Telegraph Creek e Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá).

Visitação

O agendamento para visitar a exposição deverá ser feito de forma online pelo próprio site do Sesc. O evento vai até o mês de fevereiro de 2022, mas estão disponíveis agendamentos até o dia 22 de agosto.

Para assegurar o distanciamento recomendado entre os visitantes, as vagas para as sessões são limitadas, sempre respeitando o limite de até cinco pessoas a cada 100 m² e a ocupação limitada da capacidade total de cada local. O uso de máscara é obrigatório durante todo período de permanência na unidade.

Também estará acontecendo na exposição a arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha de arrecadação que o Sesc São Paulo realiza em parceria com o Senac São Paulo.

As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas.

O quê

Encontros Ameríndios

Quando

De 31/07/2021 até 22/02/2022

Onde

Sesc Vila Mariana

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.