Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 25 de agosto de 2023

Encontro debate Educação em Artes, democracia e políticas culturais no Ceará 

De 29/08/2023 até 31/08/2023

📄Resumo: Em Fortaleza (CE), o Ciclo Poéticas do Tempo Presente promoverá dois encontros para discutir a potência das políticas culturais, a importância da Educação em Artes e os caminhos para a reconstrução e fortalecimento da democracia no Brasil. Promovidos pela Porto Iracema de Artes e a Secretaria de Cultura do estado, os encontros acontecem nos dias 29 e 31/08.

Com o objetivo de refletir sobre o panorama atual do campo cultural no Brasil, acontece em Fortaleza (CE) a primeira sessão do Ciclo Poéticas do Tempo Presente. O evento será inaugurado com o debate “Arte, Educação e Ancestralidade”, programado para ocorrer na terça-feira (29/08), às 19h. 

Leia + Prêmio Jovem Quilombola Inovador seleciona projetos de comunidades remanescentes de quilombo

Centrado no papel da Educação em Artes e em diálogo com os desafios e urgências do momento, o encontro terá participação do pesquisador Luiz Rufino e do secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Minc), Fabiano Piúba. A mediação será da escritora Nina Rizzi.

A proposta é, a partir da reflexão do tempo ancestral, propor novas compreensões de temporalidades nas formações artísticas e pedagógicas.

Gratuito e aberto ao público, o evento é promovido pela Porto Iracema da Artes, escola de formação e criação do governo do Ceará, ligada à Secretaria de Cultura do estado e gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Criada em 2013, a instituição atua no desenvolvimento de processos formativos no campo da Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Nos últimos 10 anos, seus cursos e formações atingiram ao menos 16 mil estudantes. 

Leia + Pontos de Leitura 2023 vai premiar 300 bibliotecas comunitárias 

Além do debate inicial, o Ciclo de Poéticas do Tempo Presente realizará uma mesa de discussão com o tema “Arte e Democracia” no dia 31/08.

Com a proposta de dialogar sobre os retrocessos e possíveis caminhos para a reconstrução da democracia no Brasil, o encontro será entre a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, e o jornalista e escritor Mário Magalhães, autor de biografia Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo. A secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, fará a mediação da conversa. 

O quê

Ciclo Poéticas do Tempo Presente

Quando

De 29/08/2023 até 31/08/2023

Mais informações

https://portoiracemadasartes.org.br/maria-marighella-fabiano-piuba-mario-magalhaes-e-luiz-rufino-participam-do-ciclo-poeticas-do-tempo-presente-evento-em-comemoracao-aos-10-anos-da-porto-iracema-das-artes/

Público, coletivo e à margem, Slam ganha força no Brasil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.