publicado dia 24 de outubro de 2024
Educação e Arte no território: evento híbrido discute experiências na América Latina
De 11/11/2024 até 14/11/2024
publicado dia 24 de outubro de 2024
De 11/11/2024 até 14/11/2024
🗒️Resumo: Organizado pela plataforma La Escuela, a Pinacoteca de São Paulo e o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba), encontro “Educación y arte en território” (“Educação e Arte no território”) visibiliza práticas artísticas, comunitárias e educativas no contexto latino-americano. Evento é gratuito mediante inscrição, acontece de forma híbrida entre 11 e 14/11 e terá tradução simultânea para o português
Com o objetivo de compartilhar experiências comunitárias, educativas e artísticas existentes na América Latina, estão abertas as inscrições para o evento “Educación y arte en território” (“Educação e Arte no território”).
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Programado para ocorrer de forma híbrida nos dias 11, 12, 13 e 14/11, o encontro é organizado pela plataforma La Escuela, a Pinacoteca de São Paulo e o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba).
O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição e conta com o envio de certificado de participação.
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Durante o encontro, acontecem conferências e apresentações de experiências desenvolvidas em diferentes territórios da América Latina e Caribe, como Brasil, Argentina, Peru, Cuba, Equador, Colômbia e Bolívia.
Além da oportunidade de acompanhar virtualmente as discussões, por meio da plataforma Zoom, elas acontecem também presencialmente em São Paulo (SP) e em Buenos Aires (Argentina).
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Assim, as conferências no Auditório contarão com tradução simultânea em espanhol, português, LSA e Libras. Já as dinâmicas dos Laboratórios e Mesas de Intercâmbio terão apresentações em espanhol e português, sem tradução.
Para participar, inscreva-se gratuitamente no formulário.
São quatro dias de encontros, programados para ocorrer entre 11 e 14/11.
Leia, abaixo, a programação na íntegra:
Segunda-feira – 11/11 – 10h a 12h
Conferência com Chiqui González e Malba Educación
Advogada, política e gestora cultural, Chiqui González foi secretária de Cultura em Rosário (Argentina) e ministra de Inovação e Cultura da província de Santa Fé.
Mesa 1 – O territorial como possibilidade – 14h às 16h
Coordenação: Max Pérez Fallik
Experiências Arte no Território 2015 – 2022: autobiografia de um programa
Paula Domenech, Mariana Rocca, Guillermo Marini, Carolina Bozzano de la Llosa, Lorena Bossi – Centro Cultural Haroldo Conti (Buenos Aires – Argentina)
Da prática ao projeto: reflexões sobre estratégias de difusão
Noemi Aira, Rosario García Martínez, Sonia Gugolj – Fundación Proa (Buenos Aires – Argentina)
Museu na Escola?
Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro – Brasil)
Mulheres artistas com deficiência cognitiva
Josefa Ruiz
Diálogos com sentido: o Museu como espaço para repensar relações sensíveis entre a infância e a cidade
Museu de Antioquia (Medellín – Colômbia)
Extramuros
Centro Cultural Metropolitano (Quito – Peru)
Imagens em ação: pontes entre o passado e o presente
Educativo do Espaço para Memória e Promoção de Direitos Humanos, antigo Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio “Club Atlético” (Buenos Aires – Argentina)
Mesa 2 – Territórios urbanos em disputa – 14h às 16h
Coordenação: Gabriela Aidar
Um olhar sobre os habitantes do bairro de La Boca pelo coletivo fotográfico Los Ojos de la 29
Coletivo Los ojos de la 29
Programa Maraña
Diego Spiteri, Hanna Kenny, Aldana Santana – UPE Urbanización Barrio Mugica (Buenos Aires – Argentina)
As três ecologias: novas paisagens de colaboração. Projeto de construção, cultivo e aprendizagem
Departamento educativo do Museu Moderno (Buenos Aires – Argentina)
Sementes artísticas para criar espaços de compartilhamento
Cintia Mariela Galeano
Cerâmica e Ancestralidade no território negro de Bauru
Priscila Leonel (Brasil)
O espaço periférico em foco: as percepções dos moradores da periferia em relação aos seus territórios e a memória coletiva
Coletivo Criô (Brasil)
Mesa 3 – Identidades e diversidades – 16h às 18h
Coordenação: Fiorella Talamo
Mulheres, infâncias e fé: um olhar participativo para Nazareno de Caguach
Chiloé Profunda
Posesas: processos de co-aprendizagem e co-criação audiovisual entre o devir-negro do mundo e devir-marrom
Sebastian Wiedemann
Projeto Orika
Paola A. Valera
Sobre práticas colaborativas, relacionais, pedagógicas e artísticas vinculadas ao trabalho sexual feminino em contextos comunitários da cidade de Quito
Fernando Falconí (Falco)
Cinema artesanal “O coração como território semeador”
Viridiana Ponce González
Mulheres trabalhadoras, mulheres em comunidade
Nereida Apaza Mamani – Coletivo No estás sola
Ipanamu: Laboratório de intercâmbio de saberes sobre arte sustentável na Amazônia
Clara Esperanza Best Núñez
Mesa 4 – Direitos culturais, saberes e memórias comunitárias – 16h às 18h
Coordenação: Alice Lima Nin
Monumentos em ação: construção de uma memória coletiva
Lucía Nacht
Bola de trapo
Verónica Pontoriero, María Eugenia Mosseaud, Andrea Ferrando, Laura Martínez Bigozzi – Colectivo EPEA
#TecedoresDeAfeto: uma a/r/tografia do patrimônio vivo
Vítor de Sampaio Pereira, Lilian do Amaral Nunes
Projeto Psagua
Rodolfo Andaur
Corpos e territórios de sororidades, cinco videoperformances: sobre a colaboração artística e/ou encontro entre plantas e mulheres
Jenny Fonseca Tovar
Escuelita de la Tierra: como se dão os processos pedagógicos relacionados com o desenvolvimento de experiências de criação e aprendizagem na comunidade onde trabalhamos?
Escuelita de la Tierra
A viagem do caracol, reconstruindo casas na migração
Karina Pino, Marielvis Calzada
Terça-feira – 12/11 – 10h às 12h
Conferência com Paul Ramírez Jonás + LA ESCUELA___
Artista contemporâneo e educador norte-americano nascido na California, Paul Ramírez Jonás desenvolve trabalhos em suportes como fotografia, escultura e instalações, dando novos significados para objetos, eventos e experiências a partir da história da arte, da ciência, da tecnologia e da política. Além disso, suas instalações públicas propõem um diálogo com o espectador, gerando novas possibilidades de experiências estéticas.
Mesa 5 – Olhares investigativos – 14h às 16h
Coordenação: Laura Scotti
Ação precursora sobre liberdade (sexual) durante a ditadura militar brasileira, na montagem de “Salomé” de Oscar Wilde (traduzida por João do Rio)
Débora Oelsner Lopes
Uma biblioteca que é um ateliê que é uma editora que é um trabalho de arte
Bruno Oliveira – Jardim Miriam Arte Clube, São Paulo
Práticas artísticas para o reconhecimento patrimonial na habitação popular do Barrio Las Cruces, Bogotá
Observatorio de lo patrimoniable – (Las Cruces – Bogotá)
O fazer têxtil como configuração de redes de cuidado e lutas femininas em Abya Ayala, Colômbia
La Piedra Rodante
Formação artística a partir do pensamento e da prática. Lembrando e revivendo la EspIRA
Marga Sequeira Cabrera
Matahambre
Hortensia Peramo – Universidad de las artes de Cuba
Paisagens nômades. Processos para o cuidado biocultiral
Aarón Durán, Uryan Lozano, Artemio Becerra
Mesa 6 – Direitos culturais, saberes e memórias comunitárias (2) – 14h às 16h
Coordenação: María Victoria Guzmán
Pontes culturais: reflexões sobre práticas de mediação cultural
Julieta Hantouch – Casa Sofía (Argentina)
Cores originárias
Carolina Ortiz, Diego Chiari – Projeto Colores Originarios
Agrupamento têxtil: bandeira de identidade e narrativas políticas a partir do reaproveitamento de peças em desuso
Constanza Ruibal, Soledad Simon, Florencia Fabian, Melina Alvarez, Florencia Leyba, Elio Dominguez, Lucia Moras
Esboços da Amazônia Equatoriana: mapas de experiências do corpo territorial através do desenho
María Carolina Diaz, Irene Zoe Tarquini
Ecótono: Chagras, Payaos, Camellones: encarnam o rio, fluem na paisagem
Juliana Steiner
Memórias em movimento: museu e comunidade em La Pila (Equador)
Pamela Cevallos, Gema Quijije
Projeto intangível: arte, ativismo e educação para a defesa e recuperação simbólica do patrimônio cultural
José Carlos Orrillo Puga
Mesa 7 – Experiências com juventudes e infâncias – 16h às 18h
Coordenação: Adriana Mortara Almeida
Cartografias sonoras no âmbito da saúde
Victoria Gandini
A imagem olhada, construindo territórios imaginativos
Zafarrancho Ediciones
Se essa cidade fosse minha
Coletivo Uirapuru
Por uma pedagogia sensível à paisagem
Rayssa oliveira – Andorinha atelie itinerante
Cidade Vamos: A infância e o direito à cidade!
Rex, Kelly, Regiane
As crianças do Ensino Fundamental da Escola Maré
Escola Maré
Lendas urbanas – distopia
Ruben Pinzón
Mesa 8 – Ações em espaços públicos – 16h às 18h
Coordenação: Carolina Castro Jorquera
Aulas a céu aberto, um parque educador
Aulas a cielo abierto
Centro Cultural a Cielo Abierto Armando Labollita 2014 – 2023
Paula Baró, Marcela Padvalskis – Coletivo Cielo Abierto
Registros sobre memórias, sempre fragmentadas e arbitrárias, num processo em plena transformação do habitat na villa 31
Paula Mascias
LIVE Archive, uma exploração incorporada do tempo
piso
Escola comunitária: território, escolas públicas e comunidade
Fernanda Eiras Rubio – Escola Comunitária
Escola errante: intervenção poética no espaço público como ferramenta pedagógica para debater a memória social
Cauê Maia – Coletivo Transverso
Moravia “barrio de migrantes”
Angélica Teuta – Arquitetura Emocional
Quarta-feira, 13/11 – 10h às 12h
Conferência: Lucía González Duque + Pinacoteca de São Paulo
Presencial: Auditório da Pinacoteca, em São Paulo (SP)
Mesa 9 – O territorial como possibilidade – 14h às 16h
Coordenação: Diego Murphy
Outros mundos possíveis. Um projeto que tece práticas artísticas contemporâneas e educativas sob a perspectiva da infância
Vali Guidalevich
Expedições: processos exploratórios coletivos na paisagem para refletir sobre a relação entre a espécie humana e a natureza
Nahuel Sanchez Tolosa, Carmen García, Mariano Bechi – Laboratorio Intermitente, Grupo Expedición
Projeto Cartografia dos Sentidos: Quando uma instalação se transforma em museu itinerante e virtual
Mauricio Panella – Instituto Casadágua
Arte nas Estações – atravessamento entre arte, cultura e comunidade
Janaina Melo
Museu itinerante Artequin Viña del Mar: a experiência de criar uma comunidade fora dos muros do museu
Carla Oliva – Museo Artequin Viña del Mar, Viña del Mar
Matahambre
Hortensia Peramo – Universidad de las artes de Cuba
Habitar um museu, uma arquitetura da experiência
Museo Barda del Desierto
Mesa 10 – Identidades e diversidades (2) – 14h às 16h
Coordenação: Marlene Binder
Ser territorio: co-gestão de Residencias de Arte Intercultural geo-situadas
Neda Olguin, Yan García – PUNTO Plataforma
Excursões de conhecimento. Diálogo entre o artesanato e o design de Qom contemporâneo na escola primária intercultural bilíngue
Matías Lomoro – Fundación Alwa
muq – experiências e desafios da prática pedagógica-curatorial
Lucas de Mello Reitz, Gustavo da Silva Machado – Museu do que nos resta
A história em quadrinhos como ferramenta de identidade. Experiências educativas em casas comunitárias
Oda Tinta
Conexões Garifuna/Caribe: o caso da residência artística Luba Isieni em Livingston, Guatemala
Camila Caris Seguel
E o que aconteceu com o arco de rüme?
Ana Salinas Neumann
Jetopa
César Augusto Centurión Espinola
Mesa 11 – Natureza e lugares – 16h às 18h
Coordenação: Luciana Conrado Martins
Encontro nos Vales Calchaquíes 2024: um envolvimento pós-humanista com a paisagem
Zona
Muvuca de nascentes. Vamos plantar no Bixiga? Crianças contracartografando territórios ancestrais
Salve Saracura
O rio que atravessa o museu: sobre as práticas educativas à beira d’água com lavadeiras
Francislei Lima da Silva – Museu Dr. Américo Werneck
Mistura: coreografias afetivas entre pessoas e plantas
Marina Guzzo
Territórios de água
Ines Karin Linke, Joyce Delfim, Lia Krucken, Van Jesus – Urbanidades
Qual o ygarapé ou rio dos seus sonhos?
Margem do rio
O Festival dos Pássaros. Primeiro grande desfile pela floresta comunitária
Marcos Vargas, Jimena Curiel, Eduardo Jiménez, Luis Ruíz – Ojo de Lumbre
Mesa 12 – Relação entre pessoas artistas, educadoras e comunidades (1) – 16h às 18h
Coordenação: Laura Scotti
Outras formas de organização são possíveis: projetos artísticos e processos sociais
Belén Charpentier
Aula Pop-Up! Uma escola efêmera e itinerante
Alejandro De La Guerra – Aula Pop-Up!
Promover, sensibilizar e educar pela linguagem da arte e suas diversas expressões, práticas e reflexões
Eduardo C. Valarelli
Tudo é arte, tudo é brinquedo: reflexões acerca da arte e do brincar por meio dos encontros realizados no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de julho a dezembro de 2023
O Pequeno Colecionador
Pescando Incertezas: arte colaborativo em território insular
Viviana Silva Flores
Heranças
Alejandra Moreno
Quinta-feira, 14/11 – 10h às 12h
Apresentação Aulas
Onde o vento faz a curva
Fernanda Barreto
Tecnologias de sono coletivo
NOMASMETAFORAS Julian Dupont, Clara Melniczuk
Papel de pão: alimentação e morada
Andréa Hygino, Daniela Seixas
Transmissões da Zona X: Memória criativa na terceira margem
Vered Engelhard, Arely Amaut, Marco Valdivia, Milagros Saldarriaga – Pumpumwayra
Central Park: Laboratório de experimentação e ativação do espaço público a partir da cozinha coletiva
Alejandro Ramírez Restrepo
Mesa 13 – Ações em contextos de privação de liberdade – 14h às 16h
Coordenação: Gabriela Aidar
A mediação cultural como possibilidade de transcender muros: a experiência de jovens privados de liberdade
Ma. Cecilia Fladung, Analía Batistela, Estefanía Schneider – Equipe de mediação cultural da Universidad Nacional del Litoral
“Adolescente na rede”: por uma socioeducação museal
Adriana Andrade Xerez – Coletivo Adonarê
Sobre justiças: uma investigação coletiva com saberes comunitários e ensaios por outras formas de justiça
Coletivo Sobre Justiças
Artesanato, Memória e Violência: processo artístico “Muñecxs: remendar e recordar” em uma prisão para menores
Amaro Montenegro
Artes vivas como justiça alternativa
Coletivo Quemar el futuro
Direitos culturais e educação artística como eixos de reinserção social na Cidade do México
Nahui Twomey – La Nana
Mesa 14 – Relação entre pessoas artistas, educadoras e comunidades (2) – 14h às 16h
Coordenação: Renato Bermúdez Dini
Memórias do Futuro. Práticas locais e comunitários na Residencia Epecuén
Residencia Epecuén
Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização
Ana Emilia Jung, Milla Jung
A arte e os bebês Linqueños
Lola Fabres
Arte e territorialização: uma intersecção de vocação política e pedagógica
Equipe de Coordenação Casco: Programa de Integração Arte e Comunidade
Arte, educação e comunidade nas exposições Além São Francisco (2020), II Mostra de Arte e Cidade (2017) e Artista Residente: Manu Romeiro (2016)
Ana Luisa Carmona Ribeiro
Mesa 15 – O territorial como possibilidade (3) – 16h às 18h
Coordenação: Mila Chiovatto
De profissões, tarefas e ofícios. A obra de arte como atividade para (trans)formar a cultura
Espacio de Aprendizaje de la Fundación Federico Jorge Klemm
O Museu, espaço de conversa entre obras, artistas e público
Pamela Ferreyra y Lucía Artigas – Museo Casa Carnacini
Diálogos no território: encontro entre museus e comunidades
Educativos do Museo Gurvich, Museo Torres Garcìa, Museo Figari
Se é tão difícil chegar ao Museu, deixe o Museu vir até o Bairro
Candelaria Martinez
Territórios: Ocupando o MI
Museu da Imigração
Instituto Moreira Salles
Escola Maré
A arte e a tecnologia como auxiliares na disseminação do conhecimento, da memória, da história, do patrimônio, do reconhecimento identitário e da cultura caiçara no território da Ilha Grande
Cynthia Cavalcante
Educação e Arte no território - Educación y arte en território
De 11/11/2024 às 10:00 até 14/11/2024 às 18:00
Híbrido, com encontros presenciais em São Paulo (SP) e Buenos Aires (Argentina)
https://laescuela.art/es/calendar/news/anuncio-de-programacion-y-apertura-de-inscripciones-para-el-encuentro-educacion-y-arte-en-territorio