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publicado dia 24 de outubro de 2024

Educação e Arte no território: evento híbrido discute experiências na América Latina 

De 11/11/2024 até 14/11/2024

🗒️Resumo: Organizado pela plataforma La Escuela, a Pinacoteca de São Paulo e o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba), encontro “Educación y arte en território” (“Educação e Arte no território”) visibiliza práticas artísticas, comunitárias e educativas no contexto latino-americano. Evento é gratuito mediante inscrição, acontece de forma híbrida entre 11 e 14/11 e terá tradução simultânea para o português 

Com o objetivo de compartilhar experiências comunitárias, educativas e artísticas existentes na América Latina, estão abertas as inscrições para o evento “Educación y arte en território” (“Educação e Arte no território”). 

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Programado para ocorrer de forma híbrida nos dias 11, 12, 13 e 14/11, o encontro é organizado pela plataforma La Escuela, a Pinacoteca de São Paulo e o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba). 

O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição e conta com o envio de certificado de participação. 

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Durante o encontro, acontecem conferências e apresentações de experiências desenvolvidas em diferentes territórios da América Latina e Caribe, como Brasil, Argentina, Peru, Cuba, Equador, Colômbia e Bolívia. 

Além da oportunidade de acompanhar virtualmente as discussões, por meio da plataforma Zoom, elas acontecem também presencialmente em São Paulo (SP) e em Buenos Aires (Argentina).    

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Assim, as conferências no Auditório contarão com tradução simultânea em espanhol, português, LSA e Libras. Já as dinâmicas dos Laboratórios e Mesas de Intercâmbio terão apresentações em espanhol e português, sem tradução.  

Para participar, inscreva-se gratuitamente no formulário. 

Como será a programação do encontro Educação e Arte no território 

Imagem ilustrativa sobre o evento Educação e Arte no território
Encontro possibilitará intercâmbio de experiências de países como Brasil, Argentina, Peru, Cuba, Equador, Colômbia e Bolívia. 

São quatro dias de encontros, programados para ocorrer entre 11 e 14/11.

Leia, abaixo, a programação na íntegra:

Segunda-feira – 11/11 – 10h a 12h 

Conferência com Chiqui González e Malba Educación
Advogada, política e gestora cultural, Chiqui González foi secretária de Cultura em Rosário (Argentina) e ministra de Inovação e Cultura da província de Santa Fé. 

Mesa 1 – O territorial como possibilidade – 14h às 16h 
Coordenação: Max Pérez Fallik 

Experiências Arte no Território 2015 – 2022: autobiografia de um programa
Paula Domenech, Mariana Rocca, Guillermo Marini, Carolina Bozzano de la Llosa, Lorena Bossi – Centro Cultural Haroldo Conti (Buenos Aires – Argentina) 

Da prática ao projeto: reflexões sobre estratégias de difusão
Noemi Aira, Rosario García Martínez, Sonia Gugolj – Fundación Proa (Buenos Aires – Argentina) 

Museu na Escola?
Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro – Brasil) 

Mulheres artistas com deficiência cognitiva
Josefa Ruiz

Diálogos com sentido: o Museu como espaço para repensar relações sensíveis entre a infância e a cidade
Museu de Antioquia (Medellín – Colômbia) 

Extramuros
Centro Cultural Metropolitano (Quito – Peru) 

Imagens em ação: pontes entre o passado e o presente
Educativo do Espaço para Memória e Promoção de Direitos Humanos, antigo Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio “Club Atlético” (Buenos Aires – Argentina) 

Mesa 2 – Territórios urbanos em disputa – 14h às 16h
Coordenação: Gabriela Aidar

Um olhar sobre os habitantes do bairro de La Boca pelo coletivo fotográfico Los Ojos de la 29
Coletivo Los ojos de la 29

Programa Maraña
Diego Spiteri, Hanna Kenny, Aldana Santana – UPE Urbanización Barrio Mugica (Buenos Aires – Argentina) 

As três ecologias: novas paisagens de colaboração. Projeto de construção, cultivo e aprendizagem
Departamento educativo do Museu Moderno (Buenos Aires – Argentina) 

Sementes artísticas para criar espaços de compartilhamento
Cintia Mariela Galeano 

Cerâmica e Ancestralidade no território negro de Bauru
Priscila Leonel (Brasil)

O espaço periférico em foco: as percepções dos moradores da periferia em relação aos seus territórios e a memória coletiva
Coletivo Criô (Brasil) 

Mesa 3 – Identidades e diversidades – 16h às 18h
Coordenação: Fiorella Talamo 

Mulheres, infâncias e fé: um olhar participativo para Nazareno de Caguach
Chiloé Profunda

Posesas: processos de co-aprendizagem e co-criação audiovisual entre o devir-negro do mundo e devir-marrom
Sebastian Wiedemann

Projeto Orika
Paola A. Valera

Sobre práticas colaborativas, relacionais, pedagógicas e artísticas vinculadas ao trabalho sexual feminino em contextos comunitários da cidade de Quito
Fernando Falconí (Falco)

Cinema artesanal “O coração como território semeador”
Viridiana Ponce González

Mulheres trabalhadoras, mulheres em comunidade 
Nereida Apaza Mamani – Coletivo No estás sola

Ipanamu: Laboratório de intercâmbio de saberes sobre arte sustentável na Amazônia
Clara Esperanza Best Núñez

Mesa 4 – Direitos culturais, saberes e memórias comunitárias – 16h às 18h
Coordenação: Alice Lima Nin

Monumentos em ação: construção de uma memória coletiva 
Lucía Nacht

Bola de trapo
Verónica Pontoriero, María Eugenia Mosseaud, Andrea Ferrando, Laura Martínez Bigozzi – Colectivo EPEA

#TecedoresDeAfeto: uma a/r/tografia do patrimônio vivo
Vítor de Sampaio Pereira, Lilian do Amaral Nunes

Projeto Psagua
Rodolfo Andaur

Corpos e territórios de sororidades, cinco videoperformances: sobre a colaboração artística e/ou encontro entre plantas e mulheres
Jenny Fonseca Tovar

Escuelita de la Tierra: como se dão os processos pedagógicos relacionados com o desenvolvimento de experiências de criação e aprendizagem na comunidade onde trabalhamos?
Escuelita de la Tierra

A viagem do caracol, reconstruindo casas na migração 
Karina Pino, Marielvis Calzada

Terça-feira – 12/11 – 10h às 12h 

Conferência com Paul Ramírez Jonás + LA ESCUELA___
Artista contemporâneo e educador norte-americano nascido na California, Paul Ramírez Jonás desenvolve trabalhos em suportes como fotografia, escultura e instalações, dando novos significados para objetos, eventos e experiências a partir da história da arte, da ciência, da tecnologia e da política. Além disso, suas instalações públicas propõem um diálogo com o espectador, gerando novas possibilidades de experiências estéticas.

Mesa 5 – Olhares investigativos – 14h às 16h
Coordenação: Laura Scotti

Ação precursora sobre liberdade (sexual) durante a ditadura militar brasileira, na montagem de “Salomé” de Oscar Wilde (traduzida por João do Rio)
Débora Oelsner Lopes

Uma biblioteca que é um ateliê que é uma editora que é um trabalho de arte
Bruno Oliveira – Jardim Miriam Arte Clube, São Paulo

Práticas artísticas para o reconhecimento patrimonial na habitação popular do Barrio Las Cruces, Bogotá
Observatorio de lo patrimoniable – (Las Cruces – Bogotá)

O fazer têxtil como configuração de redes de cuidado e lutas femininas em Abya Ayala, Colômbia
La Piedra Rodante

Formação artística a partir do pensamento e da prática. Lembrando e revivendo la EspIRA
Marga Sequeira Cabrera

Matahambre
Hortensia Peramo – Universidad de las artes de Cuba

Paisagens nômades. Processos para o cuidado biocultiral
Aarón Durán, Uryan Lozano, Artemio Becerra

Mesa 6 – Direitos culturais, saberes e memórias comunitárias (2) – 14h às 16h
Coordenação: María Victoria Guzmán

Pontes culturais: reflexões sobre práticas de mediação cultural
Julieta Hantouch – Casa Sofía (Argentina)

Cores originárias
Carolina Ortiz, Diego Chiari – Projeto Colores Originarios

Agrupamento têxtil: bandeira de identidade e narrativas políticas a partir do reaproveitamento de peças em desuso
Constanza Ruibal, Soledad Simon, Florencia Fabian, Melina Alvarez, Florencia Leyba, Elio Dominguez, Lucia Moras

Esboços da Amazônia Equatoriana: mapas de experiências do corpo territorial através do desenho
María Carolina Diaz, Irene Zoe Tarquini

Ecótono: Chagras, Payaos, Camellones: encarnam o rio, fluem na paisagem
Juliana Steiner

Memórias em movimento: museu e comunidade em La Pila (Equador)
Pamela Cevallos, Gema Quijije

Projeto intangível: arte, ativismo e educação para a defesa e recuperação simbólica do patrimônio cultural
José Carlos Orrillo Puga

Mesa 7 – Experiências com juventudes e infâncias – 16h às 18h
Coordenação: Adriana Mortara Almeida

Cartografias sonoras no âmbito da saúde 
Victoria Gandini

A imagem olhada, construindo territórios imaginativos
Zafarrancho Ediciones

Se essa cidade fosse minha
Coletivo Uirapuru

Por uma pedagogia sensível à paisagem
Rayssa oliveira – Andorinha atelie itinerante

Cidade Vamos: A infância e o direito à cidade!
Rex, Kelly, Regiane

As crianças do Ensino Fundamental da Escola Maré
Escola Maré

Lendas urbanas – distopia
Ruben Pinzón

Mesa 8 – Ações em espaços públicos – 16h às 18h
Coordenação: Carolina Castro Jorquera

Aulas a céu aberto, um parque educador
Aulas a cielo abierto

Centro Cultural a Cielo Abierto Armando Labollita 2014 – 2023
Paula Baró, Marcela Padvalskis – Coletivo Cielo Abierto

Registros sobre memórias, sempre fragmentadas e arbitrárias, num processo em plena transformação do habitat na villa 31
Paula Mascias

LIVE Archive, uma exploração incorporada do tempo
piso 

Escola comunitária: território, escolas públicas e comunidade
Fernanda Eiras Rubio – Escola Comunitária

Escola errante: intervenção poética no espaço público como ferramenta pedagógica para debater a memória social
Cauê Maia – Coletivo Transverso

Moravia “barrio de migrantes”
Angélica Teuta – Arquitetura Emocional

Quarta-feira, 13/11 – 10h às 12h 

Conferência: Lucía González Duque + Pinacoteca de São Paulo
Presencial: Auditório da Pinacoteca, em São Paulo (SP)

Mesa 9 – O territorial como possibilidade – 14h às 16h
Coordenação: Diego Murphy

Outros mundos possíveis. Um projeto que tece práticas artísticas contemporâneas e educativas sob a perspectiva da infância
Vali Guidalevich

Expedições: processos exploratórios coletivos na paisagem para refletir sobre a relação entre a espécie humana e a natureza
Nahuel Sanchez Tolosa, Carmen García, Mariano Bechi – Laboratorio Intermitente, Grupo Expedición 

Projeto Cartografia dos Sentidos: Quando uma instalação se transforma em museu itinerante e virtual
Mauricio Panella – Instituto Casadágua

Arte nas Estações – atravessamento entre arte, cultura e comunidade
Janaina Melo

Museu itinerante Artequin Viña del Mar: a experiência de criar uma comunidade fora dos muros do museu
Carla Oliva – Museo Artequin Viña del Mar, Viña del Mar

Matahambre
Hortensia Peramo – Universidad de las artes de Cuba

Habitar um museu, uma arquitetura da experiência
Museo Barda del Desierto

Mesa 10 – Identidades e diversidades (2) – 14h às 16h
Coordenação: Marlene Binder

Ser territorio: co-gestão de Residencias de Arte Intercultural geo-situadas
Neda Olguin, Yan García – PUNTO Plataforma

Excursões de conhecimento. Diálogo entre o artesanato e o design de Qom contemporâneo na escola primária intercultural bilíngue
Matías Lomoro – Fundación Alwa

muq – experiências e desafios da prática pedagógica-curatorial
Lucas de Mello Reitz, Gustavo da Silva Machado – Museu do que nos resta

A história em quadrinhos como ferramenta de identidade. Experiências educativas em casas comunitárias
Oda Tinta

Conexões Garifuna/Caribe: o caso da residência artística Luba Isieni em Livingston, Guatemala
Camila Caris Seguel

E o que aconteceu com o arco de rüme?
Ana Salinas Neumann

Jetopa
César Augusto Centurión Espinola

Mesa 11 – Natureza e lugares – 16h às 18h
Coordenação: Luciana Conrado Martins

Encontro nos Vales Calchaquíes 2024: um envolvimento pós-humanista com a paisagem 
Zona 

Muvuca de nascentes. Vamos plantar no Bixiga? Crianças  contracartografando territórios ancestrais
Salve Saracura

O rio que atravessa o museu: sobre as práticas educativas à beira d’água com lavadeiras
Francislei Lima da Silva – Museu Dr. Américo Werneck

Mistura: coreografias afetivas entre pessoas e plantas
Marina Guzzo

Territórios de água
Ines Karin Linke, Joyce Delfim, Lia Krucken, Van Jesus – Urbanidades

Qual o ygarapé ou rio dos seus sonhos?
Margem do rio

O Festival dos Pássaros. Primeiro grande desfile pela floresta comunitária 
Marcos Vargas, Jimena Curiel, Eduardo Jiménez, Luis Ruíz – Ojo de Lumbre

Mesa 12 – Relação entre pessoas artistas, educadoras e comunidades (1) – 16h às 18h
Coordenação: Laura Scotti

Outras formas de organização são possíveis: projetos artísticos e processos sociais
Belén Charpentier

Aula Pop-Up! Uma escola efêmera e itinerante
Alejandro De La Guerra – Aula Pop-Up!

Promover, sensibilizar e educar pela linguagem da arte e suas diversas expressões, práticas e reflexões
Eduardo C. Valarelli

Tudo é arte, tudo é brinquedo: reflexões acerca da arte e do brincar por meio dos encontros realizados no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de julho a dezembro de 2023
O Pequeno Colecionador

Pescando Incertezas: arte colaborativo em território insular
Viviana Silva Flores

Heranças 
Alejandra Moreno

Quinta-feira, 14/11 – 10h às 12h 

Apresentação Aulas

Onde o vento faz a curva 
Fernanda Barreto

Tecnologias de sono coletivo
NOMASMETAFORAS Julian Dupont, Clara Melniczuk

Papel de pão: alimentação e morada
Andréa Hygino, Daniela Seixas

Transmissões da Zona X: Memória criativa na terceira margem
Vered Engelhard, Arely Amaut, Marco Valdivia, Milagros Saldarriaga – Pumpumwayra

Central Park: Laboratório de experimentação e ativação do espaço público a partir da cozinha coletiva
Alejandro Ramírez Restrepo

Mesa 13 – Ações em contextos de privação de liberdade – 14h às 16h
Coordenação: Gabriela Aidar

A mediação cultural como possibilidade de transcender muros: a experiência de jovens privados de liberdade
Ma. Cecilia Fladung, Analía Batistela, Estefanía Schneider – Equipe de mediação cultural da Universidad Nacional del Litoral

“Adolescente na rede”: por uma socioeducação museal
Adriana Andrade Xerez – Coletivo Adonarê

Sobre justiças: uma investigação coletiva com saberes comunitários e ensaios por outras formas de justiça
Coletivo Sobre Justiças

Artesanato, Memória e Violência: processo artístico “Muñecxs: remendar e recordar” em uma prisão para menores
Amaro Montenegro

Artes vivas como justiça alternativa
Coletivo Quemar el futuro

Direitos culturais e educação artística como eixos de reinserção social na Cidade do México
Nahui Twomey – La Nana

Mesa 14 – Relação entre pessoas artistas, educadoras e comunidades (2) – 14h às 16h
Coordenação: Renato Bermúdez Dini

Memórias do Futuro. Práticas locais e comunitários na Residencia Epecuén
Residencia Epecuén

Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização
Ana Emilia Jung, Milla Jung

A arte e os bebês Linqueños
Lola Fabres

Arte e territorialização: uma intersecção de vocação política e pedagógica
Equipe de Coordenação Casco: Programa de Integração Arte e Comunidade

Arte, educação e comunidade nas exposições Além São Francisco (2020), II Mostra de Arte e Cidade (2017) e Artista Residente: Manu Romeiro (2016)
Ana Luisa Carmona Ribeiro

Mesa 15 – O territorial como possibilidade (3) – 16h às 18h
Coordenação: Mila Chiovatto

De profissões, tarefas e ofícios. A obra de arte como atividade para (trans)formar a cultura
Espacio de Aprendizaje de la Fundación Federico Jorge Klemm 

O Museu, espaço de conversa entre obras, artistas e público
Pamela Ferreyra y Lucía Artigas – Museo Casa Carnacini

Diálogos no território: encontro entre museus e comunidades
Educativos do Museo Gurvich, Museo Torres Garcìa, Museo Figari

Se é tão difícil chegar ao Museu, deixe o Museu vir até o Bairro
Candelaria Martinez

Territórios: Ocupando o MI
Museu da Imigração

Instituto Moreira Salles
Escola Maré

A arte e a tecnologia como auxiliares na disseminação do conhecimento, da memória, da história, do patrimônio, do reconhecimento identitário e da cultura caiçara no território da Ilha Grande
Cynthia Cavalcante

 

O quê

Educação e Arte no território - Educación y arte en território

Quando

De 11/11/2024 às 10:00 até 14/11/2024 às 18:00

Onde

Híbrido, com encontros presenciais em São Paulo (SP) e Buenos Aires (Argentina)

Mais informações

https://laescuela.art/es/calendar/news/anuncio-de-programacion-y-apertura-de-inscripciones-para-el-encuentro-educacion-y-arte-en-territorio

Museu Afro Brasil completa 20 anos: 3 exposições para conhecer

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