Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de junho de 2024

Curso de pós-graduação aborda o papel da literatura na transformação dos territórios

27/08/2024

Resumo: O curso de pós-graduação “Educação Social: escutas palavras, cuidados para mobilizações pessoais e comunitárias – caminhos do IBEAC”  aborda como a literatura é uma agente de transformação nos territórios. A formação é oferecida pela Casa Tombada e tem duração de 18 meses, com aulas online e imersões.

A Casa Tombada — espaço de formação de arte, cultura e educação a partir de linguagens artísticas  — está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação “Educação Social: escutas palavras, cuidados para mobilizações pessoais e comunitárias – caminhos do IBEAC”.

O curso nasceu do desejo da instituição de compartilhar as ações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), como atuar no processo de democratização do país, promover acesso à literatura como autoconhecimento, conhecimento e transformação social, contribuir no desenvolvimento do empreendedorismo social com propósito nas áreas de turismo e alimentação, e apoiar práticas de autocuidado com mães, crianças e educadores para impacto local e global.

Leia + Território educativo

“Pelo compartilhamento de suas tecnologias sociais, o IBEAC propõe a reflexão e construção de outros jeitos de transformar realidades, fazendo um convite aos/às alunos/as, para que articulem seus saberes, fazeres e vontades com os do IBEAC. É um curso sobre como a literatura transforma pessoas que transformam territórios”, diz o enunciado da pós-graduação.

Foto: Reprodução/IBEAC

O IBEAC é um grande exemplo de como os territórios podem ser espaços educativos. Em Parelheiros, periferia rural localizada no extremo-sul de São Paulo (SP), uma biblioteca criada pelo instituto e um grupo de adolescentes se tornou um centro de irradiação de mudanças, que deram origem a cinco núcleos de atuação: Acesso à literatura para conhecimento, autoconhecimento e transformação; Cuidados com excelência da primeira infância desde a barriga e direitos da mulher; Comunicação como direito humano e educomunicação; Incentivo e apoio ao empreendedorismo social com propósito e dignidade; e Direito ao autocuidado e cuidado para o impacto global.

Leia + 5 museus comunitários e ecomuseus para visitar 

Qual a duração do curso e como se inscrever?

Com coordenação de Bel Santos Mayer, Ketlin Santos e Val Rocha, o curso tem início previsto para 27 de agosto e duração de 18 meses. As aulas ocorrerão online semanalmente, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. 

De acordo com a Casa Tombada, para auxiliar nos estudos e pesquisas os alunos matriculados no curso terão acesso a uma plataforma com textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão, aulas gravadas e contato com os professores e a coordenação.

Os alunos também terão a oportunidade de participar de imersões em Parelheiros ou em outro território em que a literatura esteja presente. O período para a atividade será definido coletivamente para o início de 2026. 

Para se inscrever, acesse o site da Casa Tombada.

O quê

Pós-graduação “Educação Social: escutas palavras, cuidados para mobilizações pessoais e comunitárias - caminhos do IBEAC”

Quando

27/08/2024

Mais informações

https://cursos.acasatombada.com.br/curso/pos-graduacao-educacao-social

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.