O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, organizações sociais, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todas e todos, em especial de crianças, adolescentes e jovens.
Reunindo os conhecimentos e metodologias concebidas a partir do Bairro-escola, tecnologia social criada pelo Aprendiz e reconhecida mundialmente, o programa busca promover a concepção de Territórios Educativos em diferentes contextos de atuação pelo Brasil. Para isso, desenvolve processos formativos com agentes públicos, organizações sociais, culturais e comunitárias que buscam ampliar sua atuação educativa, intersetorial e em rede nos territórios.
Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, a iniciativa identifica e apoia políticas públicas, e leva a concepção de Territórios Educativos a eventos, fóruns e outros espaços de discussão. O Educação e Território ainda articula representantes de organizações da sociedade civil e do poder público de diferentes setores – educação, saúde, cultura e assistência social – em ações de incidência, organiza cursos e formações para professores da rede pública, levando-os a refletir e vivenciar as cidades.
Conheça os resultados de 2022 da iniciativa no Relatório do Aprendiz
O Bairro-escola, desenvolvido pela Cidade Escola Aprendiz, originalmente em São Paulo, é uma proposta de aprendizagem compartilhada que articula e aproxima escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, com o objetivo de promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens. Nessa perspectiva, entende-se o ensino-aprendizagem como um processo contínuo e valoriza-se tanto a história e a cultura local, como a abertura e manutenção de espaços para a inovação permanente. Promove-se o desenvolvimento da autonomia e o cuidado com o outro e com o meio, em relações democráticas conscientes da interdependência entre todos.
Pesquisa, desenvolvimento metodológico e produção de referências
Para aprofundar a pesquisa e a produção de conhecimento relacionados a agenda de Territórios Educativos, o programa desenvolve esta plataforma. Voltada para educadores (as), gestores (as) públicos, ativistas e agentes das cidades interessados em traduzir essa concepção em práticas ou políticas, o site reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias e reportagens.
A plataforma também conta com uma seção de Especiais, na qual debate temas caros à agenda como maior profundidade. Exemplos disso são os especiais Currículo da Cidade Educadora, Infâncias Migrantes e 30 anos da Constituição Cidadã.
Nas redes sociais, o programa produz e dissemina conteúdos através do seu Instagram, da página no Facebook e do canal no Youtube.