publicado dia 14 de outubro de 2024
Pesquisadores debatem associativismo e ciência no Brasil e em Portugal
De 15/10/2024 até 17/10/2024
publicado dia 14 de outubro de 2024
De 15/10/2024 até 17/10/2024
🗒️Resumo: Com o tema “Biodiversidade no Brasil e Portugal: Geoparques, saberes e tecnologias sociais”, a 2ª Semana Brasil-Portugal do Associativismo para a Ciência, Tecnologia e Inovação acontece nos dias 15, 16 e 17/10 e vai reunir pesquisadores em mesas de discussão online.
A 2ª Semana Brasil-Portugal do Associativismo para a Ciência, Tecnologia e Inovação (SBPACTI) reunirá pesquisadores brasileiros e lusitanos em outubro, com encontros presenciais com transmissão online nos dias 15, 16 e 17/10.
Com o tema “Biodiversidade no Brasil e Portugal: Geoparques, saberes e tecnologias sociais”, o evento é realizado pela Portuando, Associação de Brasileiros em Situação de Imigração, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Leia + Meninas na ciência: prêmio para jovens cientistas está com inscrições abertas
Com transmissão online mediante inscrição prévia e certificado para os participantes, o evento tem o objetivo de valorizar, qualificar e potencializar a ação de estudantes e pesquisadores brasileiros migrantes e o intercâmbio de ideias entre os dois países.
📝 Inscreva-se para acompanhar o evento online
A abertura será na terça-feira, (15/10), de forma presencial na cidade portuguesa do Porto, além da transmissão online.
Entre os palestrantes confirmados para a abertura estão a professora Márcia Barbosa, presidente da Comissão Científica da Associação Portuando e doutora em Ciências da Educação, o doutor Bruno Cardoso, diretor da Associação Inovterra e especialista em Desenvolvimento Local, e o professor Marcos Nascimento, doutor em Geodinâmica e pesquisador no Seridó Geoparque Mundial da Unesco.
Leia + Livro aborda relação da infância com a cidade no Brasil e em Portugal
Nos demais dias, serão realizadas mesas temáticas com moderadores e convidados especializados para discutir temas como os impactos e riscos de extinção dos crustáceos de manguezais, planos de contingência em caso de desastres ambientais como terremotos, as consequências das queimadas e as contribuições dos ecomuseus para as questões ambientais e climáticas.
O associativismo, que dá nome ao evento, é um modelo de cooperação e integração entre indivíduos e instituições com propósitos em comum para que todos avancem em conjunto. Dessa forma, a expectativa do evento é de que a produção de conhecimento nas universidades dialogue com os saberes dos territórios educativos.
Ver essa foto no Instagram
💡Confira a programação | Semana Brasil-Portugal do Associativismo para a Ciência, Tecnologia e Inovação
DIA 15/10
Abertura oficial em Porto, Portugal, e online
Horário: às 19h (Portugal) 15h (Brasil)
DIA 16/10
Mesa temática 1: “Crustáceos de manguezais: Impactos e risco de extinção”
Horário: 14h (Portugal) 10h (Brasil)
Mesa temática 2: “Terremotos e Defesa Civil, Planos de contigências. O que saber e o que fazer?”
Horário: 19h (Portugal) 15h (Brasil)
DIA 17/10
Mesa temática 3: “Ecomuseu e Tecnologias Sociais: Contributos da museologia comunitária para as questões ambientais e climáticas”
Horário: 14h (Portugal) 10h (Brasil)
Mesa temática 4: “Queimadas e incêndios: suas consequências no meio ambiente”
Horário: 19h (Portugal) | 15h (Brasil)
2ª Semana Brasil-Portugal do Associativismo para a Ciência, Tecnologia e Inovação
De 15/10/2024 até 17/10/2024
https://www.instagram.com/portuando.associacao/