publicado dia 18 de outubro de 2022
Encontro debate método de escuta sensível para as infâncias
Reportagem: André Nicolau
publicado dia 18 de outubro de 2022
Reportagem: André Nicolau
Com o objetivo de criar condições para uma escuta sensível e ética das infâncias, o Instituto Alana, com apoio da Fundação Bernard Van Leer, apresenta os sumários executivos “Por um método de escuta sensível das crianças” e “Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas”. O lançamento acontecerá no dia 25 de outubro, às 17h30, nos formatos online e presencial.
Resultado da pesquisa desenvolvida por Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski, o trabalho se deu a partir de uma metodologia autoral e desenvolvida exclusivamente para o projeto, que propõe refletir o modelo de diálogo considerando e respeitando as especificidades do desenvolvimento e as diferentes linguagens das infâncias. O trabalho envolveu crianças de 4 a 12 anos nas cinco regiões do Brasil.
Por meio do método, o material pretende refletir a relevância da incorporação da perspectiva infantil na abordagem temas sensíveis a múltiplos desdobramentos, como, por exemplo, o debate sobre mudanças climáticas; contribuindo para um advocacy e atuação social que considerem as crianças nos processos e temas que lhes dizem respeito, garantindo o seu direito à participação.
Para se inscrever, basta confirmar sua presença em uma das duas modalidades indicadas abaixo:
Presencial – http://bit.ly/inscricao-escuta-criancas
Online – ttps://bit.ly/webinar-escuta-criancas (link do zoom será enviado posteriormente aos inscritos).