Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de novembro de 2021

Seminário discute possíveis caminhos para as infâncias na cidade

De 24/11/2021 até 27/11/2021

Começa nesta quarta-feira (24/11) a segunda edição do “Seminário Infância, Adolescência e Arquitetura”. O evento, que tem como proposta central a discussão de caminhos possíveis para as infâncias na cidade, é uma realização do CoCriança, em parceria com o LABPARC e a FAU-USP.

O seminário será realizado no formato online, através da plataforma Zoom, e transmitido gratuitamente pelo YouTube. Serão dois dias com mesas de debate, na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), além de oficinas que acontecerão no sábado (27). As inscrições para a oficina de cocriação da paisagem podem ser feitas através deste link e, para a oficina de cocriação de jogos sobre arquitetura e urbanismo, aqui.

Confira a programação completa:

24/11, quarta-feira, 17h30 – 19h30: Mesa I: Infâncias urbanas e cidades humanas

Contando com a participação de Márcia Gobbi (FE-USP), Braz Nogueira (EMEF Campos Salles) e Ayumy Pompeia (CoCriança),  com mediação de Paula Vicente (LABPARC), a mesa “Infâncias urbanas e cidades humanas” propõe discutir caminhos e desafios rumo à cidades mais acolhedoras e gregárias, investigando como as infâncias se relacionam com o tema.

Diante de um cenário urbano muitas vezes hostil a seus próprios cidadãos e reconhecendo a importância das experiências vividas na infância, o diálogo destes múltiplos olhares busca contribuir para uma prática – seja técnica, política ou cotidiana – que reconheça e valorize as crianças e jovens como cidadãos de direitos à cidade, à participação, ao hoje.

25/11, quinta-feira, 17h30 – 19h30:  Mesa II: Brinquedos e brincadeiras para uma educação urbana

Com a participação das professoras Patrícia Prado (FE-USP) e Denise Dantas (FAUD-USP) e da arquiteta Beatriz Martinez (Casacadabra), com mediação de Gabriela Viola (CoCriança), a mesa  “Brinquedos e brincadeiras para uma educação urbana” busca discutir o papel e os desafios da ludicidade na produção do espaço urbano e na formação de cidadãos ativos desde a infância.

Partindo da compreensão de aspectos que caracterizam o jogo e a brincadeira, propõe-se refletir acerca das possíveis relações entre a experiência lúdica e a realidade. Em um contexto que parece cada vez mais impelir a uma passividade dos usuários diante dos serviços, busca-se debater possibilidades de projetos – de brinquedos a cidades – que envolvam as crianças, colocando-as enquanto protagonistas.

27/11, sábado, 10h – 12h:

  • Oficina I: Cocriação da paisagem
  • Oficina II: Cocriação de jogos sobre arquitetura e urbanismo

O quê

Seminário Infância, Adolescência e Arquitetura

Quando

De 24/11/2021 às 17:30 até 27/11/2021 às 19:30

Onde

YouTube

Programa Criança e Natureza cria série de conteúdos para reconectar infâncias e mundo natural

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.