publicado dia 23 de novembro de 2021
Seminário discute possíveis caminhos para as infâncias na cidade
De 24/11/2021 até 27/11/2021
publicado dia 23 de novembro de 2021
De 24/11/2021 até 27/11/2021
Começa nesta quarta-feira (24/11) a segunda edição do “Seminário Infância, Adolescência e Arquitetura”. O evento, que tem como proposta central a discussão de caminhos possíveis para as infâncias na cidade, é uma realização do CoCriança, em parceria com o LABPARC e a FAU-USP.
O seminário será realizado no formato online, através da plataforma Zoom, e transmitido gratuitamente pelo YouTube. Serão dois dias com mesas de debate, na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), além de oficinas que acontecerão no sábado (27). As inscrições para a oficina de cocriação da paisagem podem ser feitas através deste link e, para a oficina de cocriação de jogos sobre arquitetura e urbanismo, aqui.
Contando com a participação de Márcia Gobbi (FE-USP), Braz Nogueira (EMEF Campos Salles) e Ayumy Pompeia (CoCriança), com mediação de Paula Vicente (LABPARC), a mesa “Infâncias urbanas e cidades humanas” propõe discutir caminhos e desafios rumo à cidades mais acolhedoras e gregárias, investigando como as infâncias se relacionam com o tema.
Diante de um cenário urbano muitas vezes hostil a seus próprios cidadãos e reconhecendo a importância das experiências vividas na infância, o diálogo destes múltiplos olhares busca contribuir para uma prática – seja técnica, política ou cotidiana – que reconheça e valorize as crianças e jovens como cidadãos de direitos à cidade, à participação, ao hoje.
Com a participação das professoras Patrícia Prado (FE-USP) e Denise Dantas (FAUD-USP) e da arquiteta Beatriz Martinez (Casacadabra), com mediação de Gabriela Viola (CoCriança), a mesa “Brinquedos e brincadeiras para uma educação urbana” busca discutir o papel e os desafios da ludicidade na produção do espaço urbano e na formação de cidadãos ativos desde a infância.
Partindo da compreensão de aspectos que caracterizam o jogo e a brincadeira, propõe-se refletir acerca das possíveis relações entre a experiência lúdica e a realidade. Em um contexto que parece cada vez mais impelir a uma passividade dos usuários diante dos serviços, busca-se debater possibilidades de projetos – de brinquedos a cidades – que envolvam as crianças, colocando-as enquanto protagonistas.
Seminário Infância, Adolescência e Arquitetura
De 24/11/2021 às 17:30 até 27/11/2021 às 19:30
YouTube