publicado dia 13 de agosto de 2021
Exposição gratuita traz obras de artistas indígenas em São Paulo
De 31/07/2021 até 22/02/2022
publicado dia 13 de agosto de 2021
De 31/07/2021 até 22/02/2022
Acontecendo desde o dia 31 de julho, o Sesc Vila Mariana traz de forma totalmente gratuita uma exposição com obras de artistas indígenas das Américas. A visitação é presencial e a proposta é reunir trabalhos que dialogam entre si e permitem reflexões sobre ancestralidade e temas contemporâneos, centrando também nas culturas desses povos.
A coordenação do evento é da Profa. Dra. Sylvia Cauiby Novaes (CEstA – Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo) e a curadoria do Dr. Aristoteles Barcelos Neto (University of East Anglia, Reino Unido).
A exposição traz uma grande variedade de obras indígenas, incluindo pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhe em madeira. A proposta dos curadores é de tornar os mundos ameríndios reconhecíveis e comunicáveis não apenas entre si, mas para todo público. Os conteúdos abordados serão fortalecidos na programação integrada para ampliar o conhecimento sobre os povos – do local onde habitam, passando por filosofias de vida até questões contemporâneas.
Compõem a mostra obras de artistas dos povos Guna (Comarca Kuna Yala, Panamá), Haida (Arquipélago de Haida Gwaii, Colúmbia Britânica, Canadá), Huni Kuin (Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Acre, Brasil), Shipibo-Konibo (Comunidade de Cantagallo, Lima, Peru, e Alto Ucayali, Amazônia Peruana) e Tahltan (Telegraph Creek e Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá).
O agendamento para visitar a exposição deverá ser feito de forma online pelo próprio site do Sesc. O evento vai até o mês de fevereiro de 2022, mas estão disponíveis agendamentos até o dia 22 de agosto.
Para assegurar o distanciamento recomendado entre os visitantes, as vagas para as sessões são limitadas, sempre respeitando o limite de até cinco pessoas a cada 100 m² e a ocupação limitada da capacidade total de cada local. O uso de máscara é obrigatório durante todo período de permanência na unidade.
Também estará acontecendo na exposição a arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha de arrecadação que o Sesc São Paulo realiza em parceria com o Senac São Paulo.
As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas.
Encontros Ameríndios
De 31/07/2021 até 22/02/2022
Sesc Vila Mariana