publicado dia 25 de setembro de 2014
O que pensam os presidenciáveis sobre Educação Integral?
Reportagem: Redação
publicado dia 25 de setembro de 2014
Reportagem: Redação
Com colaboração de Daiane Santos
Uma breve passada pelo horário eleitoral gratuito é suficiente para perceber que a educação é tema recorrente nas propostas dos candidatos. Entre os presidenciáveis, o tema ganha maior relevância. Os principais candidatos à presidência do país têm apresentado como proposta para o setor a implementação da educação integral ou de tempo integral, muitas vezes misturando os dois conceitos.
Para contribuir com o debate político e buscando esclarecer as propostas trazidas pelos candidatos, o Portal Aprendiz, em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral, entrou em contato com os candidatos à presidência da República e os questionou: Se eleito, como o senhor pretende implementar a educação integral no país?.
No sistema educacional brasileiro, estados e municípios são os maiores responsáveis pela educação básica. Ainda assim, o presidente tem um papel importante na efetivação dos programas de educação integral. Ao Governo Federal cabe garantir recursos para que os estados e municípios possam executar a proposta; articular junto ao Congresso Nacional a criação de um marco legal que ampare os programas de educação integral; monitorar as ações em diferentes níveis buscando garantir equidade e qualidade; e investir na gestão intersetorial em diálogo com os diferentes ministérios.
Confira abaixo as respostas dos candidatos, em ordem alfabética. O Portal Aprendiz publica os textos na íntegra e sem edição. Entre os presidenciáveis consultados, não responderam aos questionamentos os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Levy Fidelix (PRTB).
Aécio Neves (PSDB)
Eduardo Jorge (PV)
Pastor Everaldo (PSC)
Luciana Genro (PSOL)
Marina Silva (PSB)