publicado dia 15 de setembro de 2015
Neste sábado, a educação tomará cidade de São Paulo (e o Brasil) de Virada
Reportagem: Pedro Nogueira
publicado dia 15 de setembro de 2015
Reportagem: Pedro Nogueira
A cidade é pra brincar, pra festejar, pra correr, pra sorrir e lutar. A cidade é um espaço de aprender, de mostrar, de convidar e reunir. A cidade é educadora e ela tem muito a aprender. Neste sábado, estas máximas serão postas à prova, quando a segunda edição da Virada Educação chega de mansinho para propor que a cidade é das crianças e de todas e todos que queiram construí-la.
O evento é horizontal e foi construído à muitas mãos – todas voluntárias. São pais, educadores, organizações da sociedade civil, estudantes e o público em geral propondo atividades no espaço público e em escolas. A ideia é que cada organização ou indivíduo que se interesse, possa replicá-lo em sua localidade, ou propor atividades para a sua programação, visando criar no espaço urbano fissuras educativas e oportunidades de brincar.
Idealizada pelo Movimento Entusiasmo e apoiada por diversas outras organizações e indivíduos, a Virada pretende criar espaços educativos na cidade durante o dia 19 de setembro, das 9h até as 18h. Neste ano, serão realizadas atividades culturais e lúdicas no centro de São Paulo, no bairro do Alto do Ipiranga, em Paraisópolis, Heliópolis, Bixiga e Santo Amaro, assim como em Águas de Lindóia, Guarulhos e São Bernardo do Campo, no estado paulista. Em 26 de setembro, no mesmo horário, a Virada tomará as ruas de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Macapá (AP) e Santo André, na Grande São Paulo.
André Gravatá, um dos organizadores do evento, ressalta a importância que esse momento tem para cultivar territórios educativos e uma cidade educadora. “Queremos transformar esses lugares em que as pessoas transitam em lugares mais vivos, ou seja, que o território faça por um dia o que deveria fazer sempre: criar conexões múltiplas e inesperadas para que as pessoas aprendam umas com as outras sem nem perceber, que vão criando o que Paulo Freire chamava de ‘intimidade com suas realidades'”, projeta Gravatá.
O Portal Aprendiz selecionou algumas das principais atividades que ocorrerão no dia. Confira!
EMEI Gabriel Prestes
Cerca de 25 atividades acontecerão na EMEI Gabriel Prestes e em seus arredores, escola pública localizada na rua da Consolação, em São Paulo. Começando às 9h da manhã, o dia será recheado com oficinas de rap, apresentações, oficina de poesia, cozinha experimental, oficina de bonecas, tai chi chuan, feira indígena, oficina de abayomis (bonecas afro) e espaço para trocas de brinquedos.
EE Caetano de Campos
No coração da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, a Escola Estadual Caetano de Campos também sediará um grande número de atividades, além de servir como uma das bases para as ações que acontecerão na praça. A escola sediará duas atividades que visam criar reflexões sobre o espaço escolar: “Como tornar uma escola desejante?”, das 10h30 à 13h, que irá mostrar um filme sobre o bairro-escola de Heliópolis e depois escutará jovens sobre seu projeto de escola; e “Escola dos Sonhos”, um painel para que as pessoas possam publicizar suas ideias para transformar a educação. Além disso, também acontecerão oficinas diversas com diálogos entre arte, política, educação e cidade.
Bixiga
No tradicional bairro do Bixiga, na zona central de São Paulo, a Associação Novolhar promoverá em conjunto com a Escola Lumiar um pocket show, às 11h, na rua Humaitá, 480. A Lumiar fará apresentações de música irlandesa e a Novolhar trará uma roda de sampa e atividades de hip hop. “É uma verdadeira troca entre uma escola particular, uma associação, que trabalha com crianças e adolescentes de baixa renda e uma escola pública municipal”, acredita Paulo Santiago, fundador da Associação Novolhar.
Praça Roosevelt
A agitada e cultural Praça Roosevelt será central para a Virada. Muitas atividades acontecerão em seu espaço, que também serve de ponto de concentração e irradiação de muitas outras. Merece destaque a caminhada “Trilha Cidade Sentidos – Olhares, sentidos e percepções da cidade em nós”, que a partir das 12h45, sairá da frente da SP Escola de Teatro para percorrer a região. A praça também receberá um parquinho, saraus e debates, mostrando que aquele espaço pode ser muito mais.
Paulo Freire
O educador brasileiro Paulo Freire completaria 94 anos neste sábado. Para lembrar dele, de suas memórias e ensinamentos, a Virada Educação realizará uma aula pública às 14h sobre o pensador na praça Roosevelt, que será temporariamente batizada de Espaço Freire. No local, haverá uma exposição com ensinamentos e a vida do educador, uma oficina de stencil para crianças com frases de Freire e haverão momentos surpresa espalhados pela programação da Virada e da cidade com a temática do autor da “Pedagogia do Oprimido”.
Território do Brincar
Às 9h da manhã, na Chácara Lane, no centro, será exibido o filme de Renata Meirelles e David Reeks, “Território do Brincar“. Ambos percorreram o país para registrar como e onde brinca a criança brasileira. Após a exibição, haverá um debate com a presença da diretora e de Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.
Como as crianças transformam o mundo?
A educadora e empreendedora social indiana, idealizadora do Criativos nas Escolas e diretora da Escola Riverside, em Ahmedabad (Índia), discutirá sobre a aprendizagem nos territórios e o papel dos alunos na renovação de seu contexto local. Das 10h30 às 13h na Biblioteca Mario de Andrade. Para participar, é necessário inscrição prévia.
—
E isso não é tudo. Na verdade, é muito pouco. Para não compactuar com o que Carlos Drummond de Andrade chamava de “a injustiça dos prêmios”, presente em todas as seleções, convidamos todos e todas a conferir no site a programação completa, que está fervendo de oportunidades bonitas e poderosas para aprender na cidade, nas escolas e uns com os outros. São oficinas, shows, exibições de filmes, feiras livres, momentos de troca, enfim, um sem-fim de atividades para ninguém botar defeito.
Então chegue mais e confira, acompanhe as páginas no Facebook do Movimento Entusiasmo e da Virada Educação e não esqueça de confirmar sua presença no evento da Virada Educação. Quem quiser saber o que rolou em 2014, pode fazer o download gratuito do livreto da Virada Educação e também ler uma reportagem sobre o jogo Enigma do Centro.