publicado dia 22 de fevereiro de 2016
MASP realiza exposição Playgrounds para discutir o público e o lúdico no museu
Reportagem: Pedro Nogueira
publicado dia 22 de fevereiro de 2016
Reportagem: Pedro Nogueira
Em 1969, quando o Museu de Arte de São Paulo (MASP) era inaugurado, o artista Nelson Leirner ocupou o Vão livre do museu com a exposição Playgrounds, que trazia obras participativas e abertas, para convidar o público a consolidar o espaço, brincar com a cidade e misturar arte e vida. Quase 50 anos depois, o museu volta à esta provocação e apresenta seis artistas contemporâneos com uma exposição de mesmo nome.
Do dia 17 de março e até 31 de julho deste ano, a exposição irá ocupar o Vão livre o e segundo subsolo do museu com propostas de artistas e coletivos, tendo como convidados : Ernesto Neto (Rio de Janeiro), Yto Barrada (Marrocos), Céline Condorelli (França/Inglaterra), Rasheed Araeen (Paquistão/Inglaterra) e os coletivos Grupo Contrafilé (São Paulo) e O Grupo Inteiro (São Paulo).
“Em um dos desenhos de Lina para o museu, Esculturas praticáveis do Belvedere, Museu Arte Trianon (1968), a arquiteta retrata a área do Vão Livre como um playground para crianças. Com essa proposta, as crianças não só trariam alegria ao museu, mas também poderiam ter interesse em adentrá-lo e conhecer o acervo por vontade própria”. (Fonte: MASP)
Com curadoria de Adriano Pedrosa, Julieta Gonzáles e Luiza Proença, a exposição “não pretende recriar a exposição original com obras de Leirner, mas sim recuperar a dimensão do engajamento e do jogo como uma forma emancipatória e um modo de organizar a vida social e coletiva da comunidade do museu”, em diálogo com a concepção arquetetônica de museologia de Lina Bo Bardi, que desenhou o MASP dando destaque ao espaço público.
A exposição também visa discutir como se dá a parte educativa do museu, que atravesse um processo de reformulação. “ A educação, antes um “serviço” oferecido após a concepção das exposições, se difunde em todo o museu – entendido como um ambiente de convivência, formação e compartilhamento de conhecimento que pode engajar diferentes públicos de modos variados”, afirmam os organizadores.
Serviço Playgrounds
Quando? De 17/3 até 31/7, de terça a domingo, das 10h às 18h e quinta-feira das 10h às 20h.
Onde? 2º subsolo e Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Quanto? R$ 25 (entrada) e R$ 12 a meia. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Contato: (11) 3149-5959