publicado dia 21 de agosto de 2013
Mais Educação: programa pode chegar a 6 milhões de alunos
Reportagem: Clipping
publicado dia 21 de agosto de 2013
Reportagem: Clipping
A meta do governo federal para o número de escolas públicas que aderiram ao programa Mais Educação – 45 mil escolas em 2013 – já foi ultrapassada. Esse número chegou a 49.426.
Agora, a expectativa do governo é de ter seis milhões de alunos do ensino fundamental e médio na jornada ampliada e na educação integral.
Para a diretora de currículos e educação integral do MEC, Jaqueline Moll, isso traz um desafio aos sistemas de ensino municipais e estaduais: ampliar o acesso à 100% dos estudantes de cada uma das 49,4 mil escolas. Segundo ela, as redes precisam acreditar na ampliação da jornada, na educação integral e investir em recursos humanos e financeiros para atingir esse número.
A diretora fez um estudo comparativo das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidas pelas escolas que estão no programa desde 2008, cruzando dados de 2009 e também os do Ideb de 2011. O resultado foi a redução da evasão escolar e melhoria do aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
“Isso significa que as crianças veem mais sentido no aprendizado escolar e que as atividades propostas são significativas para elas”, declara Moll.