publicado dia 24 de outubro de 2014
Lixo vira brinquedo e transforma espaço público no ABC paulista
Reportagem: Redação
publicado dia 24 de outubro de 2014
Reportagem: Redação
Já imaginou transformar lixo em brinquedo? E usar esses brinquedos para mobiliar uma praça? Esse é o objetivo do curso “O lixo não existe em Taioca”, que trabalha com o fato de o lixo ser a matéria-prima mais abundante que existe na sociedade contemporânea para ensinar os participantes a convertê-lo em equipamentos urbanos.
Materiais como pneus poderão ser usados para transformar uma praça a partir dos sonhos da comunidade – sem a necessidade de participação do poder público. A intervenção está prevista para ocorrer na praça na Comunidade Baronesa, localizada na divisa dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Gratuito, o curso começa neste sábado (25/10) e se estende para os dois finais de semana seguintes. No primeiro módulo, os participantes serão introduzidos a processos de mobilização comunitária e irão coletar depoimentos da comunidade para criar um imaginário ideal para aquele espaço público. No dia 2/11, o curso ensinará técnicas para a construção de brinquedos a partir do lixo. Já nos dias 8 e 9/11, os participantes e a Comunidade Baronesa vão colocar a mão na massa para montar os brinquedos da praça.
Fruto de uma parceria entre o Projeto Células da Transformação (CdT) e o coletivo Basurama, as inscrições para o curso “O lixo não existe em Taioca” podem ser feitas até o dia 30/10 através do site do CdT. Ao menos 75% das vagas serão destinadas a moradores de Santo André e São Bernardo do Campo.