publicado dia 14 de setembro de 2017
Jovens do Jaguaré realizam projetos contra o desperdício de alimentos
Reportagem: Redação
publicado dia 14 de setembro de 2017
Reportagem: Redação
Jovens do Instituto Reciclar, localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, saíram às ruas para fotografar o desperdício de alimentos. Reunidas na exposição fotográfica “Trashfood: lixo de um, luxo do outro”, as imagens têm como objetivo provocar a população a repensar a relação com esse importante elemento da vida.
Os meninos e meninas de 15 a 18 anos, moradores da região, contaram com o apoio do fotógrafo Halei Rembrandt, que deu dicas para a composição das fotos e sobre como potencializar o olhar crítico e artístico que se tem a partir de uma realidade. A produção e curadoria das fotos teve também a ajuda de Paulo Emílio Lisboa.
Nos meses de abril e maio, eles também participaram da exposição “Olhar Empreendedor”, parte do projeto Corte e Recorte, que ficou em exposição no Conjunto Nacional e em estações de metrô de São Paulo.
Dentre as ações realizadas, os jovens criaram o aplicativo Trocaki, que promove a troca de mercadorias (objetos, roupas, eletroeletrônicos e outros bens) entre os moradores da comunidade a fim de diminuir o consumo. “Estudamos o consumo colaborativo e adoramos a ideia de adquirir coisas novas sem gastar nada”, conta Beatriz Lima, uma das estudantes.
O caminho encontrado para viabilizar a ideia foi a Fábrica de Aplicativos, plataforma online que permite o desenvolvimento de apps de forma gratuita. Quem quiser disponibilizar um produto pelo Trocaki precisa informar um meio de contato, além das informações sobre o estado do produto.
O app reúne também informações sobre consumo sustentável e links para outras iniciativas similares de consumo sustentável, além de uma agenda com as próximas feiras de trocas de mercadoras.
A exposição “Trashfood: lixo de um, luxo do outro” foi realizada na sede do Instituto Reciclar no fim de junho. Todas as fotos podem ser conferidas neste link.