publicado dia 3 de abril de 2019
Jovens de Paraisópolis e Capão Redondo podem participar da Escola de Liderança Para Meninas
Reportagem: Redação
publicado dia 3 de abril de 2019
Reportagem: Redação
Desenvolver habilidades de liderança em uma sociedade ainda marcada pelo machismo pode auxiliar meninas a se empoderarem e conhecer seus direitos. É com esse objetivo que a Plan International Brasil abre as inscrições para as primeiras turmas da Escola de Liderança Para Meninas em São Paulo.
Voltado para jovens de 15 a 19 anos, o projeto transformou a vida de meninas no Maranhão e agora chega às comunidades do Capão Redondo e de Paraisópolis para mudar a realidade das adolescentes paulistanas.
O curso vai de abril a novembro e intenta promover a cidadania por meio de ações de influência política em favor da igualdade para meninas.
Em Paraisópolis, será formada uma turma de 30 meninas, que terão aulas na ONG Pró-Saber. No Capão Redondo, por sua vez, serão duas turmas, totalizando 60 jovens, e as aulas ocorrerão na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.
Ao todo, serão 19 oficinas, além de atividades externas como visitas a instituições públicas. A certificação das participantes acontecerá em novembro.
Módulo I: Direitos humanos, cidadania e direito de ser menina;
Módulo II: Igualdades e desigualdades de gênero;
Módulo III: Identidades e diversidades;
Módulo IV: As meninas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);
Módulo V: Empoderamento e liderança;
Módulo VI: Participação feminina e ativismo;
Módulo VII: Políticas Públicas e espaços de controle social;
Módulo VIII: Incidência e influência política.