publicado dia 8 de abril de 2015
Gratuito, curso livre de Direito à Cidade acontece na Praça Roosevelt (SP)
Reportagem: Redação
publicado dia 8 de abril de 2015
Reportagem: Redação
Entre Saltos, Cidades Seguras para Mulheres, Parque Augusta, #OccuppyPlayground, passe livre estudantil: apenas em 2015, essas foram algumas matérias do Portal Aprendiz que refletiram sobre o direito à cidade. A questão é um dos principais temas do site, que busca discutir como esse fundamental direito humano ao espaço urbano é respeitado e, muitas vezes, violado.
Para quem se interessar pelos conceitos por trás da ideia de direito à cidade, o Coletivo Arrua promove o Curso Livre de Direito à Cidade, a ser realizado durante os meses de abril, maio e junho na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Segundo o coletivo, vivemos um momento em que uma série de grupos, ações e iniciativas estão discutindo a ocupação do espaço público.
“Desde hortas comunitárias, passando por iniciativas de construção de mobiliário e ocupação de praças, por lutas por novos parques ou discutindo a mobilidade urbana, o fato é que nunca a cidade foi tão discutida como nos dias atuais”, acreditam os membros do Arrua. “O direito à ocupação do espaço público e o questionamento à especulação imobiliária e às ações do capital na cidade nunca estiveram tão intensas como nos dias atuais.”
Gratuito e aberto para a participação de todos os interessados, o curso terá início no dia 9/4, quinta-feira, com a aula Por que direito à cidade?, ministrada a partir das 19h pela professora Karina Leitão, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). O Curso Livre de Direito à Cidade terá ainda mais duas aulas com professores e um debate entre ativistas que atuam no tema.
Confira a programação completa:
09/04 | Aula 1: Por que direito à cidade? Proposta: Quais os conceitos por trás da ideia de direito à cidade? Expositora: Profª Drª Karina Leitão (FAU/USP)
Veja aqui a página do evento no Facebook.
07/05 | Aula 2: Cidade mercadoria
Proposta: Compreensão produtiva do crescimento da cidade, da ocupação do espaço urbano (Marx). Compreensão dos agentes que atuam na produção do espaço urbano no capitalismo contemporâneo global, particularmente no capitalismo periférico. Quem são os agentes e quais são as suas dinâmicas específicas de acumulação de capital.
11/06 | Aula 3: A construção da cidade de SP
Proposta: Como ocorreu o desenvolvimento histórico da cidade de São Paulo? Quais as marcas o capital tem deixado na cidade e como os movimentos têm resistido? Quais conflitos são históricos e presentes na construção da cidade.
25/06 | Debate: Diálogos entre movimentos que lutam pelo direito à cidade