publicado dia 29 de agosto de 2016
Estudante faz de ônibus em Belém (PA) plataforma para aulas de história
Reportagem: Clipping
publicado dia 29 de agosto de 2016
Reportagem: Clipping
Por Ana Luiza Basilio, do Centro de Referências em Educação Integral, com o Portal Aprendiz
Quem anda de ônibus pela cidade de Belém (PA), nas linhas azul e amarela, possivelmente já cruzou com Eduardo Veras, de 24 anos. Desde o início do ano, o jovem, nascido em Ananindeua, município vizinho da capital, vem circulando pelos coletivos com uma ideia no mínimo inovadora: dar aulas de história no transporte público.
Quase todo dia é a mesma rotina. Ele entra nos ônibus e distribui aos passageiros, em um pedaço de papel couché, histórias em quadrinhos que contam capítulos da história da humanidade – a ideia se apoia no blog História em Quadrinhos.
Em seguida, ele assume o papel de educador e, durante o trajeto, vai dando a sua aula, retomando fatos históricos que, como ele próprio indica, podem ajudar as pessoas no ENEM, em algum concurso público ou mesmo em leituras de obras literárias. “A história não é importante só porque está nos livros, mas porque nos ajuda a ler o mundo, construir concepções”, coloca.
A ideia ganhou repercussão após uma pessoa fazer um post no Facebook. Desempregado, Eduardo conta que trazia a inquietação de buscar por uma oportunidade que fizesse sentido para ele. “Eu queria fazer algo para a sociedade, algo em que pudesse inovar”. O projeto vem ajudando o jovem a ter alguma verba, fruto da doação das pessoas com as quais cruza. O estudante vem reunindo algumas de suas aulas em um canal no Youtube, discutindo que todo espaço é potencialmente um espaço de aprendizagem.
Leia também: Territórios Educativos – Como aprender na cidade?
Para ele, o projeto será a porta de entrada para seu mestrado e para a continuidade de sua vida acadêmica. Hoje ele cursa Ciências pela Universidade da Amazônia (Unama) e tem o sonho de ser professor universitário.