publicado dia 2 de agosto de 2018
Estudante brasileira participa de Feira de Ciências na China com protetor contra queimadura de água-viva
Reportagem: Redação
publicado dia 2 de agosto de 2018
Reportagem: Redação
A estudante gaúcha Bruna Marschner, de 18 anos, será a única representante das ciências brasileiras na China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic) de 2018, que ocorre entre 14 e 19 de agosto, em Chongqing, China.
Leia + Mostratec 2017 reúne diferentes gerações em prol da ciência
No evento, Bruna apresentará um produto para proteger as pessoas dos efeitos causados por queimaduras de águas-vivas e outros cnidários (anêmonas-do-mar, corais e caravelas), presentes nas costas marítimas e responsáveis por inúmeros acidentes com banhistas todos os anos.
Com o projeto de ciências, a aluna do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha recebeu o Prêmio Killing de Tecnologia no maior evento de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que ocorre, anualmente em Novo Hamburgo (RS). O reconhecimento possibilitou sua participação na Feira de Ciências da China.
O produto idealizado pela jovem pesquisadora já é comercializado em países do Mediterrâneo, mas importá-lo torna seu custo muito elevado.
Na versão do protetor desenvolvido por Bruna, as matérias primas ficam, aproximadamente, 100 vezes mais baratas. Testes já foram realizados com sucesso por voluntários do AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (RJ).