publicado dia 31 de janeiro de 2014
Em Nova York, “farol vivo” mostra sentimento de pedestres
Reportagem: Clipping
publicado dia 31 de janeiro de 2014
Reportagem: Clipping
do Mobilize.org.br
Imagine um sinal de trânsito inteligente que mostre mensagens como “Hoje é um grande dia – sorria!” ou “Tenha cuidado. Olhe para além de seu celular”.
Esse é o projeto Pop Pop, criado por estudantes da Universidade de Nova York que pensaram em uma forma de tornar os sinais de rua mais humanos e ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas com sua cidade e com os moradores dela.
O projeto, em ação em Manhattan, é definido como um “farol de pedestre vivo” e roda mensagens personalizadas e baseadas nas condições de interação do momento: se os usuários do Pop Pop estão felizes com as condições da via, ele mostrará frases alegres; já se o trânsito está causando stress e cansaço, as mensagens demonstrarão o desânimo dos cidadãos.
Esses “sentimentos” do Pop Pop possuem diversas fontes. A cada cinco minutos, o sistema usa o site crowdsourcing “Mechanical Turk” para analisar o que está se passando nas ruas da cidade, o trânsito, o número de pedestres. Além disso, o sistema é alimentado com dados do tempo, notícias e estatísticas de crime atualizadas.
Veja um vídeo sobre o projeto (em inglês):
[vimeo]http://vimeo.com/81987956[/vimeo]