publicado dia 6 de janeiro de 2016
Em busca de inserção social, refugiados ministram cursos de línguas em São Paulo
Reportagem: Danilo Mekari
publicado dia 6 de janeiro de 2016
Reportagem: Danilo Mekari
Durante as férias de janeiro, os moradores de São Paulo terão uma oportunidade rara de aprender quatro diferentes idiomas (árabe, francês, inglês e espanhol) com professores refugiados de países como Síria, Senegal e Chile.
O curso intensivo de idiomas e culturas ministrados por refugiados faz parte de uma iniciativa da BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes), espaço que oferece aulas de português e cultura brasileira para os imigrantes que chegam diariamente à maior cidade do Brasil.
Segundo Palene Paulino, assistente administrativa da biblioteca, a maioria dos refugiados acolhidos pela iniciativa chegam com excelente bagagem acadêmica e conhecimentos gerais, mas seguem enfrentando dificuldades para se inserir no mercado de trabalho por conta da falta de domínio da língua local. “É muito difícil chegar a um país totalmente desconhecido, com outra língua e outra cultura. Muitos dos que vêm já estão formados e não se sentir útil é ruim para qualquer pessoa”, observa.
Leia mais sobre refugiados
+ Recém-lançada, apostila de português para refugiados contempla questões de direitos humanos
+ Copa dos Refugiados dá visibilidade e esperança a estrangeiros que buscam uma nova vida nas cidades brasileiras
+ Refugiados visitam e aprendem no parque mais antigo de São Paulo
Ela afirma ainda que o curso é uma maneira criativa e inovadora de proporcionar uma visão ampliada da cultura de diversos povos do planeta. “Além de aprender outra língua, os alunos poderão trocar vivências e experiências com os refugiados. De ambos os lados, há muito a se conhecer.”
O curso, que acontece na sede da BibliASPA (rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília), terá aulas com ênfase na comunicação sobre temas do cotidiano, como transporte, culinária, comércio, turismo e negócios. Para tanto, serão utilizados filmes, músicas, aulas expositivas e debates sobre temas relacionados à cultura árabe, entre outras atividades.
Haverá duas possibilidades de turmas para cada idioma: uma com aulas às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30; e outra com aulas aos sábados, das 14h às 18h. As aulas começam no dia 12/1 e prosseguem até 13/2. A inscrição custa R$ 400 e estão abertas até o início das aulas ou enquanto houver vagas.
As inscrições podem ser feitas virtualmente ou através do e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (11) 99609-3188 (de terça a sábado, das 10h às 19h).