publicado dia 30 de julho de 2013
Educação integral pode chegar até 60 mil escolas em 2014, diz Dilma
Reportagem: Redação
publicado dia 30 de julho de 2013
Reportagem: Redação
[stextbox id=”custom” caption=”O que é educação integral?” float=”true” align=”right” width=”250″]Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.” Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. O conceito da educação integral dialoga diretamente com a proposta de cidades educadoras, proposta em que territórios – urbanos ou rurais – têm sua gestão inteiramente voltada para garantir o desenvolvimento integral de seus habitantes. [/stextbox]
O programa Mais Educação, que leva educação integral para as escolas públicas brasileiras, foi tema do programa Café com a Presidenta. Dilma Roussef aproveitou a oportunidade para divulgar dados do programa e apontar metas, como levar o programa para até 60 mil escolas em 2014. “ E a nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres, que são aquelas que recebem o Bolsa Família”, declarou a presidenta que lembrou que 32 mil escolas do Mais Educação tem seus estudantes originários de família que recebem o benefício.
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O programa que recebeu neste ano um investimento de R$ 1,8 bilhão, chega em 49.300 escolas públicas do país, sendo que 19.700 são no campo. Na zona rural, as práticas de aprendizado vão de encontro com a realidade dos estudantes. “Além do acompanhamento pedagógico obrigatório em português e matemática, os alunos ainda têm atividades ligadas à realidade do campo, à realidade da agricultura, que ampliam os seus conhecimentos e suas habilidades. Enquanto participa, por exemplo, do cultivo de uma horta, a criança aprende noções de ciência, o que deixa a aula muito mais interessante, porque ela consegue ver, na prática, aquilo que está aprendendo” disse a presidenta.
Roussef destacou a importância de atividades artísticas e esportivas na consolidação de uma política de educação integral, além de citar o reforço de aprendizado em ciências, história, geografia, português e matemática como responsáveis pro avanços no Ideb. “Elas [as crianças] participam de atividades ligadas à arte: teatro, dança, música, que estimulam, como você sabe, a criatividade, o que é muito importante para uma educação integral”, afirmou.
Como exemplo do Mais Educação, foi citado o exemplo da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas (TO), que participa do programa há quatro anos e oferece atividades complementares para mais de 468 estudantes do segundo ao sétimo ano. Após o programa, com oficinas de letramento, reforço e atividades recreativos, anota do Ideb foi de 4,7 em 2007 para 8,0 em 2011. “É uma evolução fantástica, que motivou alunos, professores e toda a comunidade”, concluiu Dilma.