publicado dia 28 de julho de 2016
Ditadura e transição democrática: Semana da Anistia 2016 recebe inscrições de atividades
Reportagem: Redação
publicado dia 28 de julho de 2016
Reportagem: Redação
De 22 a 28 de agosto, a Semana da Anistia espalhará pelo Brasil atividades educativas, culturais e reflexivas sobre a ditadura militar – que perdurou no país entre os anos de 1964 e 1985 –, a anistia e a justiça de transição para a democracia.
Instituída em 2002, a Comissão da Anistia tem a missão de ampliar o conhecimento e o interesse da sociedade civil acerca da história recente do Brasil, colaborando para a formação política e participação social dos cidadãos. Com a proposta de construir coletivamente um calendário nacional, o órgão está recebendo inscrições de atividades para compor a programação da Semana da Anistia 2016.
Leia mais
+ Evento discute o papel das artes visuais como espaço de memória
+ Livros infantis assumem o desafio de falar sobre ditadura e democracia com crianças
+ Livro revela o impacto da ditadura na vida de crianças brasileiras
Tais atividades devem ter como objetivo contribuir para o resgate e reflexão da história do país, dando oportunidades para a sociedade civil compreender a luta pela redemocratização no Brasil. Linguagens múltiplas serão contempladas: fotografias, mostra de cinema, teatro, cine-debate, homenagens, atos, audiências públicas, atividades acadêmicas, rodas de conversa, debates e seminários, entre outros. Em 2015, a Semana da Anistia promoveu mais de 50 atividades em todo o país, reunindo cerca de mil pessoas.
A Coordenação de Articulação Social e Ações Educativas está a disposição para ajudar os interessados. As inscrições de atividades estão abertas até o dia 12/8. No dia 16/8, será disponibilizado um calendário oficial no site do evento.
(A foto que abre esta nota é de autoria de Rogério Reis/CPDoc JB)