publicado dia 24 de junho de 2019
Desafio Criativos da Escola convida estudantes a transformarem seus territórios
Reportagem: Redação
publicado dia 24 de junho de 2019
Reportagem: Redação
A 5ª edição do Desafio Criativos da Escola está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. O prêmio convida crianças e jovens a criarem projetos que promovam histórias de transformação e tragam soluções para questões que afetam suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram.
A inscrição no prêmio é gratuita e pode ser feita pelo site do Criativos da Escola. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de educadores de todos os municípios do país e que desenvolvam projetos em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos e associações comunitárias.
Os critérios para seleção priorizam protagonismo, empatia, trabalho em equipe e potencial de transformação social.
Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática dentro e fora da sala de aula.
Para os estudantes, há o jogo de cartas “A Missão“, um baralho que tem como propósito estimulá-los a ultrapassar desafios para a concretizar suas iniciativas. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube.
Três estudantes e um educador das sete iniciativas selecionadas embarcarão para a Itália em novembro, ao lado da equipe do prêmio, que arcará com todos os custos da viagem.
Em Roma, o grupo de estudantes trocará experiências com cerca de três mil estudantes que também estão implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas.
As crianças e jovens participarão da Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, com a presença do Papa Francisco, artistas e demais lideranças mundiais, e viverão uma imersão em escolas locais com adolescentes italianos que participam do movimento global Design For Change – que deu origem, no Brasil, ao Criativos da Escola – criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.