Do G1
Foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (28/3), as regras do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013. De acordo com a portaria, divulgada no “Diário Oficial da União”, serão avaliados estudantes do primeiro e do último ano de 17 cursos, dos quais 13 de graduação e 4 tecnólogos.
A maior parte são cursos da área de saúde como Medicina, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem. Cursos da área de ciências agrárias, como Agronomia, Zootecnia, Gestão Ambiental e Medicina Veterinária também serão avaliados. A prova está marcara para o dia 13 de novembro. O manual do exame está previsto para o final de maio.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A ideia é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, tanto dos ingressantes quanto dos concluintes, com relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
Pelo desempenho dos estudantes na prova o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elabora a avaliação do curso. Para ser considerado satisfatório é necessário ter conceito acima de 3, em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.