publicado dia 10 de dezembro de 2024
Conheça o Conselho Consultivo do Programa Educação e Território
Reportagem: Redação
publicado dia 10 de dezembro de 2024
Reportagem: Redação
🗒️Resumo: Saiba quem faz parte do Conselho Consultivo do Programa Educação e Território, iniciativa da Cidade Escola Aprendiz para apoiar territórios educativos.
O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que objetiva apoiar a constituição de territórios educativos e o desenvolvimento integral de todos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens.
Leia + O que são territórios educativos
Para isso, desde 2015 desenvolve processos formativos com agentes públicos, organizações sociais, culturais e comunitárias que buscam ampliar sua atuação educativa, intersetorial e em rede nos territórios.
Em 2024, a governança do programa passou a contar com um Conselho Consultivo, formado por representantes de organizações da sociedade civil e pesquisadores, bem como educadores sociais, comunitários e ambientais.
Leia + Encontro joga luz em desafios e oportunidades para os territórios educativos no Brasil
Conheça, abaixo, quem faz parte do Conselho Consultivo do Programa Educação e Território:
Ariela Doctors
Co-fundadora e coordenadora-geral do Instituto Comida e Cultura. Formada em Comunicação-Social e chef de cozinha, é gestora, escritoria e educadora. É idealizadora e facilitadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Comida, Cultura e as Infâncias, na Pedagogia para Liberdade em parceria com a UniBF. Além de atuar como professora de Educação Alimentar para crianças, é autora do livro infantil “O que vai ter para comer”?, que amplia a consciência alimentar e ambiental de crianças e adolescentes.
Beatriz Goulart
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) e pesquisadora do Grupo Ambiente Educação (GAE) da FAU/UFRJ. É membro do Centro de Referências em Educação Integral e professora do curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Educação da Escola da Cidade, em São Paulo (SP).
Bruno Souza
Pedagogo e educador, faz parte do Instituto Brasileiro Estudos Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC) e do coletivo Encrespados, atuante nas áreas de Educação, Política e Juventude em prol da transformação comunitária. Possui extensa trajetória de mobilização e atuação em iniciativas de promoção da leitura e por uma Educação Antirracista.
Cássia Caneco
Atriz, pedagoga e coordenadora de projetos culturais desde 2013, com ampla experiência nas áreas de cidadania cultural, juventude e participação. Atualmente, é diretora executiva do Instituto Pólis, onde coordena o eixo de justiça racial, de gênero e LGBTQIAPN+. Também é cogestora do Espaço de Artes Pretas e TLGBQIAPN+ de Sapopemba. Sua trajetória destaca-se pela defesa dos direitos de crianças, adolescentes e juventudes, além da promoção do direito à cultura e a cidade.
Cleide Alves
Educadora popular e líder comunitária, é presidenta da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), com atuação marcada pelas agendas de Direitos Humanos, Justiça Social e articulação comunitária.
Cristiane Narciso Mariano
Coordenadora de projetos da Fundação Gol de Letra, atua no Terceiro Setor há 25 anos, em comunidades socialmente vulneráveis. Professora e Psicóloga de formação, com pós-graduação em Gestão de Projetos e especialista em Gênero e Diversidade na Escola.
Débora Pontalti
Educadora ambiental, bióloga, mestra em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e especialista em Educação Socioambiental e Sustentabilidade. Atua na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SP) e na coordenação do Programa Carta da Terra em Ação, que forma agentes para a transformação socioambiental da cidade.
Diane Pereira Sousa
Maranhense, professora, mestra em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento. É Fellow Ashoka e sócia diretora do Instituto Formação.
Fabiana Luz
Geógrafa, mestra em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC e doutoranda em Geografia pela USP. Fundadora e integrante do NEPEN GEOUSP (2017-2024) e colaboradora da Coletiva e Editora Me Parió Revolução (2016-2023). Atualmente é coordenadora pedagógica em uma escola municipal de São Paulo.
Fabiana Cunha
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é mestra em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela mesma instituição. Em 2017, concluiu o Doutorado pela UFAM. Atualmente está no Programa de Educação para a Sustentabilidade na Fundação Amazônia Social (FAS).
Levindo Diniz
Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Infância, cidade e território; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania e do NEPEI – Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG. É editor-assistente dos periódicos: Educação em Revista (UFMG) Sociedad e Infâncias (UC Madrid).
Luciane Graciano
Pedagoga, especialista em Educação Infantil, Direito Educacional e Alternativas para uma Nova Educação. É professora na rede municipal de Educação e atua como diretora do departamento de Mobilização Social e Articulação Territorial na Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR).
Marcio Taschetto
Pós-doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É membro fundador da Cátedra Unesco Cidade que Educa e Transforma e da Rede de Universidades por Cidades que Educam/REDHUMANI.
Maria Lídia Bueno Fernandes
Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2001, é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UnB.
Monica Pilz Borba
Fundadora do Instituto 5 Elementos, Pedagoga, Educadora Ambiental, Permacultora, Agricultora e Escritora. Mestra em Ciência Ambiental pela USP e especialista em gestão de projetos nas áreas de educação, meio ambiente e cultura de sustentabilidade. Oferece formações em Educação para a Sustentabilidade on-line e presencial voltada para escolas, empresas e comunidades. Em 2018 lançou seu livro Dedo Verde na Escola – Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil.
Nádia Almeida
Museóloga e pesquisadora. Integra desde 2005 a equipe de coordenação do Ecomuseu de Maranguape, no estado do Ceará e desde 2013 participa da diretoria executiva da Associação Brasileira de Ecomuseus de Museus Comunitários (ABREMC). Desenvolve e coordena projetos e metodologias nos campos da educação e museologia.
Pedro Carlos Verde Filho
Atua em organização social cuja ação é sustentada no tripé Educação, Cultura e Esporte, tendo como premissa o conceito de Educação Integral.
Sônia Santos Lima de Carvalho
Atua na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC), na Gerência Pedagógia de Educação de Jovens e Adultos e Conveniadas da Diretoria de Educação Fundamental. É vice-presidente da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros/ AMAB e membro da Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA).