publicado dia 6 de setembro de 2017
Cidade em Jogo aproxima jovens de conceitos da gestão pública
Reportagem: Natália Passafaro
publicado dia 6 de setembro de 2017
Reportagem: Natália Passafaro
Para aproximar a política e práticas de gestão pública dos jovens, a Fundação BRAVA e o Brazil Institute do Woodrow Wilson Center criaram o Cidade em Jogo, voltado para alunos de Ensino Médio e que simula, de maneira didática e interativa, a administração de uma cidade, suas prioridades e imprevistos ao longo da gestão.
O jogo virtual é inteiramente gratuito e tem também uma seção para professores, permitindo que eles abordem temas relacionados à cidadania e educação política em sala de aula.
No jogo, o aluno torna-se prefeito de sua cidade, tomando decisões estratégicas e conhecendo mais de perto os desafios de uma gestão municipal.
Como funciona o Cidade em Jogo
O jogo acontece em várias etapas. A primeira consiste em escolher o tipo de cidade a ser administrada. Posteriormente, o aluno decide, a partir de uma lista, três prioridades do seu governo, como promover competitividade, combater a corrupção ou reduzir desigualdades.
Em seguida, o “prefeito por um dia” analisa as políticas públicas possíveis para cada Secretaria e escolhe três que serão aplicadas naquele momento.
A cada rodada, o aluno é confrontado com um imprevisto, por exemplo, um surto de dengue que altera o seu planejamento e demanda uma ação imediata.
Ao final de dez turnos, é feita uma avaliação dos resultados e dos impactos das decisões tomadas.
Área para o professor
A plataforma do Cidade em Jogo também contém uma área restrita para os professores. Após realizar um cadastro, o docente tem acesso a conteúdos complementares, sugestões de aplicação do jogo em sala de aula e ainda a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos.
Também por meio da ferramenta o professor recebe, ao final da rodada, um relatório de desempenho de cada jogador e pode avaliar e debater com a turma quais estratégias foram mais bem sucedidas em cada caso e os respectivos motivos do êxito.
Texto originalmente publicado no Centro de Referências em Educação Integral.