publicado dia 17 de dezembro de 2019
As 5 matérias mais lidas no Portal Aprendiz em 2019
Reportagem: Natália Passafaro
publicado dia 17 de dezembro de 2019
Reportagem: Natália Passafaro
Com a proximidade de 2020, é chegada a hora de rever os acontecimentos que marcaram este ano e relembrar os temas mais relevantes para o debate de educação e território. Por isso, compartilhamos nesta lista algumas das matérias mais lidas e debatidas em 2019. Confira!
“As mulheres são 81,5% das profissionais de arquitetura no Brasil. Ainda sim, não havia conteúdo de qualidade sobre sua produção. Isso é muito grave, porque nossa profissão depende muito de referências para fazer projetos e adquirir vocabulário”, relata Luiza Rego Dias Coelho do Coletivo Arquitetas Invisíveis. Juntamente ao Portal Aprendiz, Luiza selecionou 8 arquitetas e urbanistas que transformaram ou ainda transformam seu entorno e o modo de fazer arquitetônico. Confira!
Entre 2011 e 2017, as denúncias de discriminação por motivo religioso no Brasil cresceram de 15 para 537. Os dados mais recentes do Disque 100 totalizam apenas o primeiro semestre de 2018, quando foram registradas 210 denúncias. Quase 60% dos casos foram registrados no Rio de Janeiro (117), São Paulo (95), Bahia (56) e Minas Gerais (51).
“A História é uma ferramenta poderosa de dominação cultural. Dominar o centro da narrativa foi o que deu poder para os europeus colonizarem outros países sob o pretexto da civilização, propagando uma narrativa única que causou o epistemicídio de outras culturas”, defende Alê Santos, investigador das histórias africanas e afro-brasileiras e autor do livro Rastros de Resistência.
Criado para PC, o jogo Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia está disponível gratuitamente para download, é narrado no idioma hatxã ku? e legendado em português, inglês, espanhol e, claro, na língua nativa do povo. São retratadas cinco histórias antigas, nas quais o jogador encarna um jovem indígena que deve desbravar a floresta e enfrentar desafios para atingir objetivos.
Para se pensar em uma educação de qualidade em um país tão multifacetado, de abrangentes territórios e discrepantes desigualdades como o Brasil, é preciso admitir que o próprio conceito de qualidade também é múltiplo e permite diversas interpretações.