Leia mais 13 de fevereiro de 2017 Como organizar uma Aula Pública Quais caminhos são necessários para que uma aula pública aconteça no território da escola?
Leia mais 10 de fevereiro de 2017 Como organizar caminhadas coletivas de crianças até a escola Por que não substituir os carros particulares ou os ônibus escolares por uma caminhada a pé, que leve as crianças juntas e caminhando para as aulas, organizada em conjunto pela escola e pela comunidade escolar?
Leia mais 19 de janeiro de 2017 Como o brincar pode promover o diálogo intercultural? Projeto Brinca Mundo no Bom Retiro apostou no livre brincar como forma de conectar gerações, despertar memórias, aproximar famílias da escola e promover o diálogo intercultural.
Leia mais 12 de janeiro de 2017 Como criar um Museu Comunitário? Nádia Helena, do Ecomuseu de Maranguape (CE), detalha princípios e passos para quem quer construir ou fortalecer um museu comunitário.
Leia mais 21 de dezembro de 2016 Como ampliar a interação entre pessoas e cidades transformando postes? Metodologia do Coletivo Escala Humana usa postes para despertar mudanças nas pessoas e cidades, podendo ser utilizado como ponto de articulação comunitária e local de aprendizado.
Leia mais 10 de novembro de 2016 Mapeamento Afetivo: como transformar o espaço público em uma comunidade O Coletivo Acupuntura Urbana ensina como fazer o Mapeamento Afetivo de um território a partir de sua comunidade, despertando seus potenciais e articulando redes e pessoas.
Leia mais 21 de setembro de 2016 Por que aprender e educar no território? Entre as diversas mudanças necessárias na escola, que incluem a diversificação do currículo, a incorporação de novos agentes educativos e a ampliação e qualificação do tempo escolar, educar no território implica entendê-lo como espaço de aprendizagem.