publicado dia 6 de junho de 2022
Publicado dia 6 de junho de 2022
Intencionalidade Educativa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define a intencionalidade educativa como ações planejadas e implementadas com o objetivo de promover aprendizagens e desenvolvimento integral. Ela dá sentido a toda ação, fala, decisão, organização dos espaços e propostas, permitindo que o educador ou educadora saiba o porquê do que faz e o que deseja alcançar.
Ela deve estar pautada em certa concepção de educação, de infâncias e adolescências, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, e considerar os tempos, espaços, as pessoas e os saberes envolvidos.
Algumas perguntas possíveis para definir a intencionalidade pedagógica de uma proposta são: Quem está propondo a ação e para quem? Com quais objetivos? Quais são as aprendizagens esperadas? O que as crianças e adolescentes já trazem de conhecimentos e habilidades? Quais estratégias serão utilizadas para promover as aprendizagens? Como vou observar e registrar se os objetivos foram atingidos?
Intencionalidade Educativa na Cidade Educadora
Em uma Cidade Educadora, para além das funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços), as ações e políticas assumem um compromisso educativo. Ou seja, devem conter intencionalidade educativa para incentivar os sujeitos a conhecerem a si, ao outro, as relações com a natureza, com a produção científica e com a cultura.
Nesse sentido, é necessário reconhecer os potenciais educativos dos territórios e transformá-los em contextos para aprendizagem e construção do conhecimento.O olhar deve ser posto na formação, promoção e desenvolvimento dos sujeitos para vida cidadã coletiva e consciente dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente.