Vote pelo Clima: sociedade civil conecta eleitores a candidatos comprometidos com questão climática
Publicado dia 26 de setembro de 2024
Publicado dia 26 de setembro de 2024
🗒️Resumo: Organizada por 70 entidades da sociedade civil, iniciativa Vote pelo Clima quer conectar eleitores com candidaturas comprometidas com o enfrentamento à crise climática nas eleições 2024.
As eleições municipais de 2024, cujo primeiro turno está programado para 06/10, acontecem em um cenário de agravamento da crise climática, com incêndios, seca extrema, enchentes e piora na qualidade do ar.
Diante da emergência climática e dos eventos extremos, é fundamental que candidaturas às prefeituras e Câmara de Vereadores coloquem o enfrentamento em primeiro plano. Afinal, é nos territórios que acontecem tanto os efeitos da crise climática quanto as possíveis soluções para sua mitigação.
Mas como encontrar candidatos alinhados com o enfrentamento da crise no clima?
Leia + Como a crise climática impacta as eleições em 2024?
Organizada por 70 organizações da sociedade civil, a Iniciativa Vote pelo Clima tem como objetivo visibilizar candidaturas comprometidas com as mudanças climáticas nas cidades e facilitar o match com os eleitores.
“Prefeituras e câmaras municipais têm o desafio de encarar a realidade que já afeta as nossas vidas. É urgente a produção de políticas públicas que reduzam emissões e adaptem as cidades para evitar desastres. Essa mudança só vai ocorrer se elegermos pessoas comprometidas com essa causa”, diz o site do Vote pelo Clima.
Leia + Brasil está na contramão do direito ao meio ambiente saudável
Marina Marçal, especialista em política climática, mestra em Sociologia e Direito (UFF) e em Relações Étnico-Raciais (CEFET-RJ), explica que o engajamento democrático é fundamental para tornar a agenda ambiental mais robusta. “Em democracias fortalecidas, a sociedade civil tem papel fundamental em cobrar, fiscalizar e monitorar as ações prometidas por seus candidatos”, defende Marina.
🗳️Acesse a plataforma digital
Vote pelo Clima
De maneira prática, a iniciativa criou uma plataforma digital que conecta o eleitorado com candidaturas que priorizam o clima. Mais de 1 mil postulantes estão cadastrados na plataforma e 695 já estão disponíveis para visualização, 643 candidatos a vereadores e 52 a prefeitos. A ferramenta possibilita filtrar as candidaturas por município, cargo, partido, tema ou nome.
Ao acessar os resultados, o eleitor consegue obter informações sobre o perfil do candidato, além de verificar as principais propostas relacionadas à temática ambiental e climática.
Além de quem vai votar, postulantes aos cargos na Prefeitura e Câmara Municipal também podem se inscrever na plataforma.
Raquel Ribeiro, mobilizadora do NOSSAS e da campanha Vote pelo Clima, aponta que o engajamento das candidaturas na pauta climática sempre foi importante e necessário, mas que, com o atual momento do país, onde as populações de praticamente todas as regiões vivenciam o agravamento da crise climática, o tema se tornou prioridade.
“A gente entende que falar sobre clima nas eleições municipais é extremamente necessário justamente por ser uma pauta que por muitos anos foi tratada somente a nível internacional e no máximo com ações nacionais dos governos, sem ter esse olhar na realidade dos municípios. Sabemos que são nas cidades que diversas agendas e esferas que esbarram na questão climática estão sob responsabilidade municipal, como a própria gestão dos recursos sólidos, obras de planejamento urbano e o planejamento contra enchentes e alagamentos, secas e poluição do ar. A relevância dessa pauta é extrema e urgente”, afirmou ao Educação e Território.