publicado dia 13 de março de 2012
De 15 a 22 de março, três salas de cinema da capital paulista recebem uma programação audiovisual gratuita voltada às questões do meio ambiente. Serão exibidos mais de 40 filmes, divididos em seis eixos temáticos: Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia, Água e Mudanças Climáticas. Cada dia aborda um desses temas, nas salas do MIS, Cine Livraria Cultura e Cine Sabesp.
Entre os principais títulos da mostra estão : “À Margem do Xingu – Vozes não Consideradas”, que discute a polêmica usina de Belo Monte e foi eleito o melhor documentário pelo júri popular no Festival Paulínia de Cinema 2011; e “If a tree falls: a story of the earth liberation front” [ Se uma árvore cai: uma história sobre o Earth Liberation Front], que analisa um grupo ambientalista considerado radical pelo FBI e recebeu indicação ao Oscar 2012.
Dentre os inéditos no Brasil, destaque também para “There once was an island” [ Era uma vez uma ilha], que mostra como uma pequena comunidade no Pacífico lida com mudanças climáticas e “Food Inc.” [Alimentos Industrializados] que critica a indústria alimentícia norte-americana.
Além dos filmes, o evento apresenta ainda um Panorama Histórico – com clássicos da cinematografia brasileira-, uma Mostra Infantil e debates. A ideia é reunir nas mesas especialistas e realizadores, incluindo quatro convidados internacionais, para conversar com o público.
A primeira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental homenageia o diretor Adrian Cowell, que realizou trabalho histórico de documentação da destruição da Floresta Amazônica, entre eles, “A Década da Destruição”, uma série que reúne onze filmes.
Confira a programação completa no site oficial da mostra!
Veja o trailer do documentário “À Margem do Xingu – Vozes não Consideradas”:
[vimeo]http://vimeo.com/24443990[/vimeo]