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Orientar crianças e adolescentes que podem ser vítimas de violência na internet é um dos objetivos do Helpline, desenvolvido pela SaferNet, organização que atua na luta contra o uso indevido da web para a prática de crimes e violações contra os direitos humanos. Em tempo real, uma equipe de psicólogos ajuda a solucionar dúvidas para casos de humilhações, chantagem, exposição forçada de fotos ou filmagens, dentre outros problemas. O atendimento gratuito por chat ou e-mail também visa alertar sobre os perigos na web e incentivar a navegar com segurança. “A ideia é usar a tecnologia para promover o uso ético da internet e promover a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma o diretor de prevenção da Safernet, Rodrigo Nejm. “É uma forma de garotos e garotas que moram em regiões distantes também terem acesso a informações e a um atendimento especializado psicológico que talvez não tivessem presencialmente”.

O serviço não substitui a terapia presencial com um profissional, mas auxilia os garotos a enfrentarem o medo e o constrangimento de divulgar a situação vivenciada. Os casos mais delicados com necessidade de acompanhamento em longo prazo são encaminhados para serviços especializados.

As principais dúvidas de crianças e adolescentes estão relacionadas ao ciberbullying (xingamentos, ofensas ou humilhações online). “Muitas vezes eles não têm certeza se o que estão vivendo é uma forma de abuso e em outros casos querem saber como ajudar amigos que estão passando pelo problema”, diz a psicóloga Juliana Andrade Cunha, coordenadora do projeto. Os meninos também querem saber como encontrar de forma segura os amigos virtuais e como saber se estão mal-intencionados. “O Helpline ajuda a encorajá-los a enfrentar os problemas e buscar ajuda externa se for preciso, porque eles acham que ninguém vai entendê-los e nós conversamos sem julgamento”.

O serviço é aberto também para pais e professores interessados no tema. As perguntas mais frequentes deste público adulto são sobre como controlar a navegação dos filhos na web; qual a idade ideal para um adolescente fazer parte de uma rede social na internet; e o que fazer quando percebem que os meninos estão em salas de bate papo com adultos.

Todas as informações fornecidas pelos usuários são confidenciais e a partir do segundo contato, é preciso um termo de autorização dos pais para a continuidade da orientação da criança ou adolescentes, conforme determina o Art. 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo. As mensagens são acessadas apenas pela equipe de psicólogos e só poderão ser reveladas às autoridades em situações de suspeita ou confirmação de grave violência contra crianças e adolescente, seguindo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Em apenas uma semana de uso, o serviço respondeu cerca de 60 pessoas. No total, já foram realizados 500 atendimentos, somando os casos recebidos em período piloto, iniciado há dois meses. O Helpline Safernet funciona de segunda a sexta das 13h às 19 horas.

Modelo internacional
O Helpline Safernet foi inspirado no modelo de atendimento da rede Child Helpline Internacional, presente em mais de 150 países no mundo, fundada pela indiana Jeroo Billimoria. A empreendedora resolveu criar um serviço telefônico 24 horas aliado a uma extensa rede de apoio e intervenção, porque quando trabalhava no Instituto de Ciências Sociais em Mumbai recebia muitas chamadas de crianças de rua pedindo ajuda e precisava agilidade para resolver os casos.

No Brasil, o serviço 123! Alô, desenvolvido pelo Instituto Noos, também é um canal de atendimento que, desde 2009, encaminha problemas de violência infantojuvenil em casa e na escola no Rio de Janeiro.

Apoio institucional
Há cinco anos, a Childhood Brasil é parceira da Safernet. A parceria começou com o apoio à Central de Denúncias de Crimes Cibernéticos e hoje, diversas atividades foram realizadas em conjunto, tanto para a prevenção e uso ético da internet, como na formação de educadores e da rede de proteção, por meio de palestras, realização de concursos e mobilização.

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