Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 23 de novembro de 2012

Projeto educativo promove inclusão cultural através do cinema

Circuito Cultural já atendeu mais de 2 mil jovens de 60 escolas públicas do estado de São Paulo.

Enquanto as escolas se transformaram em verdadeiros sets de filmagens, estudantes do Ensino Fundamental da rede pública se tornaram roteiristas, atores, diretores e assistentes de produção. O resultado disso são seis curtas-metragens que foram exibidos gratuitamente, durante todo o mês de novembro, nos municípios das escolas participantes.

A mostra aberta ao público já passou por Bauru (SP), Votuporanga (SP), São José dos Campos (SP), Santa Bárbara D’Oeste (SP) e São Paulo. O encerramento acontece no Guarujá (SP), em 28 e 30 de novembro, no calçadão da praia Perequê e na quadra da Escola Estadual Fioravante Luiz Angoline, respectivamente.

Leia mais:
Experiência de Educação Integral fortalece vínculo com a comunidade
Plano interministerial pretende articular políticas para cultura e educação

A produção dos filmes e sua exibição é apenas um dos resultados do Circuito Cultural, projeto viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocinado pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTTEP).  Em sua terceira edição, o trabalho abrange cerca de 2.400 jovens e 60 escolas públicas com o intuito de promover a inclusão cultural e incentivar a transformação das comunidades por meio da arte.

Contação de histórias, teatro e filme

Para que os alunos se tornem protagonistas da produção cultural, a iniciativa utiliza a mais antiga ferramenta humana para a construção e manutenção da memória coletiva: a linguagem oral. Por meio de oficinas de contação de histórias ministradas pela equipe pedagógica – que ocorre nas instituições de ensino durante oito semanas – , eles são estimulados a desenvolver suas próprias narrativas.

Nesses encontros, são sugeridas temáticas que possam auxiliar a compreender o contexto em que eles vivem, motivando-os a atuar como agentes de transformação dessa realidade. Os textos criados são apresentados em saraus, com figurinos e elementos cenográficos desenvolvidos pelos estudantes.

Cada apresentação é avaliada por uma comissão técnica que seleciona uma história por cidade para ser roteirizada e transformada em um curta-metragem, que será produzido e encenado pelos próprios estudantes, com apoio técnico-profissional. A exibição em uma sessão de cinema aberta à população é a forma que o projeto encontrou de concluir o trabalho, fortalecendo o vínculo desses jovens com suas comunidades.

Veja os curtas-metragens produzidos na edição de 2011

Assista ao making off do curta-metragem “Não Gagueja agora, Max”, de 2012, feito por alunos da Escola Municipal Benedita Blac Gonzales, no Guarujá (SP)

[vimeo]http://vimeo.com/51887203 [/vimeo]

Confira a apresentação do projeto Circuito Cultural:

[vimeo]http://vimeo.com/41015722[/vimeo]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.