Do Uol.
Os cortes de verba para educação na Espanha provocaram pela primeira vez em vinte anos redução no número de professores do ensino básico, fundamental e médio, a informação é do jornal El País.
Segundo dados do Ministério da Educação espanhol, a redução no número de docentes da escola pública acontece em um momento de crescimento do número de estudantes. Em nove autonomias (divisão como o Estado), dentre elas Madri, Galícia e Extremadura, o número de docentes na escola pública diminuiu em 4.526 professores enquanto o número de alunos cresceu em 80.983.
A causa da redução no número de docentes é o corte nos gastos públicos feito pelo governo executivo espanhol. Segundo o El País, o objetivo do governo central é de cortar mais 3 milhões de euros nos gastos com educação e, até 2015, reduzir a verba para educação a 3,9% do PIB – o que representaria cerca de 10 milhões de euros a menos no orçamento atual.
Crescimento do ensino privado
Enquanto houve redução nos quadros docentes das escolas públicas, as instituições privadas contrataram cerca de 2 mil professores no ano passado. O incremento de professores pode se dever fundamentalmente ao aumento de centros de educação infantil de primeiro ciclo, segundo a nota explicativa do ministério da educação espanhol.