O educador Paulo Freire, que na segunda-feira (16) foi oficialmente declarado patrono da educação brasileira, será homenageado na 1ª Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, que vai até a próxima segunda-feira (23). O educador também é tema de um livro do sociólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício A. Lima. A segunda edição de “Comunicação e Cultura: As ideias de Paulo Freire” será na próxima quinta (19), às 19h30, como parte das comemorações.
Paulo Freire, educador e filósofo, foi considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciando o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio seu caminho, em vez de passivamente acompanhar o método educacional que lhe fosse imposto.
Veja Também:
Educação jurídica transforma vida de mulheres no DF
Projeto capacita pescadores e agricultores em Mato Grosso
Brasília recebe 1ª Bienal do Livro e da Leitura
Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu vários países, sempre levando seu modelo de alfabetização. Retornou ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
A homenagem, proposta originalmente pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira (13) como a Lei 12.612/2012. Freire foi secretário da Educação durante a gestão de Erundina na prefeitura de São Paulo (1989-1993).
Exposição
Também em homenagem ao educador, a Biblioteca Nacional de Brasília abriga a exposição “Sonhando com Paulo Freire” que vai até segunda-feira.
“Paulo Freire completaria 90 anos em 2011. Então, resolvemos fazer um projeto para homenageá-lo”, contou Tania Quaresma, curadora da exposição. A exposição é composta por 34 painéis com os temas: infância, alfabetização, família, ideias e ideais, o retorno (do exílio), alumbramentos, a obra, encantamento, poética, círculos de cultura, solidário.