Da Rede Nacional Primeira Infância.
O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão trouxe mais uma novidade para a assistência hospitalar, trata-se do Pré-Natal do Homem. Atendimento dispensado ao parceiro da gestante para cuidados e tratamentos relacionados à saúde do homem.
“Precisamos antes orientar e convencer a paciente a trazer o seu parceiro em algum momento do pré-natal. O ideal seria que ele a acompanhasse no primeiro retorno quando a mesma leva ao seu médico os resultados dos exames. Neste período, o parceiro será orientado sobre o Pré-Natal do Homem e serão oferecidos exames como: tipagem sanguínea, sífilis, HIV, hepatite, além de orientações sobre o risco e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as práticas sexuais seguras e a saúde do bebê” explica a dinâmica do atendimento a dra. Marília da Glória Martins.
O tratamento simultâneo se destaca pela importância de não só a mãe se preocupar com os cuidados referentes à gravidez, mas também o parceiro, pois se a mesma mantiver relações sexuais durante a gestação com o parceiro infectado, poderá ser infectada novamente, desta forma o tratamento feito durante a gestação não surtirá efeito.
“As infecções durante a gestação podem afetar o bebê. A mãe sempre é tratada, pois passa pelo pré-natal, mas o parceiro sexual na maioria das vezes ignora a necessidade de ser tratado, o que pode causar a reinfecção” destaca dra. Marília da Glória.